Elas em Cena: Delegada Simone Moutinho sugere idade ideal para "papo sério" com crianças sobre abusos sexuais
Por Redação
O episódio desta semana do podcast Elas em Cena debateu um tema sério e urgente: o cuidado com crianças e adolescentes em meio à exposição e o risco de abordagens perigosas em redes sociais. A convidada da última quarta-feira (5) foi a delegada Simone Moutinho, diretora de Valorização Profissional da A Superintendência de Prevenção à Violência (Sprev), ligada à Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA).
Segundo ela, os riscos de um crime começam cedo, então a prevenção também precisa começar o mais cedo possível. "Independente do sexo do seu filho, é importante que você, desde cedo, ensine, em uma conversa - que não pode ser lúdica, tem que ser um papo sério, em que ele entenda quais são as regras - que tais partes do corpo são intocáveis. 'Elas não estão disponíveis e, se alguém fizer isso [tocar], você necessariamente tem que contar a um adulto de sua confiança'", exemplificou.
A delegada explicou que 81% dos casos acontecem dentro do lar. "É necessário que se diga que nem o pai, nem a mãe pode fazer isso. E que se sentir incomodado tem que contar para um adulto da sua confiança". A especialista sugeriu que essa conversa aconteça com crianças a partir de 2 anos de idade.
Ao longo do episódio, as apresentadoras Nanda e Dani Brito tiveram uma conversa potente sobre mulheres na liderança, enfrentamento à violência de gênero e transformação social.
Foram debatidos temas como o machismo estrutural, o acolhimento às vítimas de violência, o papel da rede de apoio às mulheres, a campanha Ligadas por Fios e o abandono digital, que expõe crianças e adolescentes a riscos reais.
Simone destacou ainda que denunciar é um ato de coragem e que ter mais mulheres no poder transforma as instituições e salva vidas.
O podcast Elas em Cena vai ao ar quinzenalmente, sempre às 19h das quartas-feiras, no Canal do Youtube do Bahia Notícias.
