Salvador é única cidade da América Latina a reduzir emissões de carbono em mais de 30%, aponta relatório do C40
Por Redação
A capital baiana foi a única cidade da América Latina a alcançar uma redução superior a 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE). É o que apontam os dados divulgados pelo relatório “Past the Peak: Accelerating climate action in C40 cities”, publicado pela rede global C40 Cities nesta segunda-feira (3). Salvador ficou entre as 11 cidades do mundo com maior destaque para a redução das emissões.
O documento faz parte das atividades da Cúpula do C40, realizada no Rio de Janeiro, em que o prefeito Bruno Reis esteve presente. Segundo o relatório, o desempenho de Salvador reflete uma combinação de políticas públicas integradas e investimentos em mobilidade sustentável.
“É com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento internacional. Salvador tem trabalhado com seriedade e planejamento para se tornar uma cidade mais sustentável e resiliente às mudanças climáticas. Investimos em mobilidade limpa, eficiência energética, gestão de resíduos e ampliação das áreas verdes, e vamos continuar avançando para fazer de Salvador uma referência em sustentabilidade e qualidade de vida para todos os seus habitantes”, ressaltou o prefeito.
O levantamento, que analisou dados até fevereiro de 2025 utilizando o padrão internacional GPC (Global Protocol for Community-Scale Greenhouse Gas Emission Inventories), evidencia o avanço das cidades que já ultrapassaram seu pico de emissões e vêm registrando quedas consistentes. O estudo aponta que 60 das quase 100 cidades da rede C40 já entraram em trajetória descendente de emissões.
O resultado aponta que as cidades integrantes da rede, como é o caso da capital baiana, estão reduzindo suas emissões per capita cinco vezes mais rápido do que a média global. Nesse ranking mundial, Salvador aparece ao lado de Atenas (Grécia), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Paris (França), São Francisco (Estados Unidos), Washington (Estados Unidos) e Yokohama (Japão).
