Alagoana de 114 anos é reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil
Por Redação
A dona de casa Yolanda Beltrão de Azevedo foi oficialmente reconhecida como a pessoa mais velha do Brasil, neste domingo (28). Aos 114 anos, a moradora de Maceió, no Alagoas, foi reconhecida pela entidade LongeviQuest, que mapeia a vida dos “supercentenários” ou as pessoas mais velhas ao redor do mundo.
Yolanda Beltrão de Azevedo nasceu em Coruripe, Alagoas, em 13 de janeiro de 1911, sendo a primeira de 15 filhos. Ela teve quatro filhos, a maioria deles já falecidos, e dedicou sua vida a cuidar de sua família.
Ela assumiu o título no dia 24 de setembro, após o falecimento de Izabel Rosa Pereira, de 114 anos, natural de Caputira, Minas Gerais. Em nota, a entidade diz que “ela é a moradora mais velha conhecida no país, cuja idade foi exaustivamente pesquisada, documentada e totalmente verificada.”
Ela tem uma irmã viva, Salete Beltrão, e uma filha viva, Irmã Yolanda Maria Beltrão de Azevedo, ambas com 92 anos. Questionada sobre o segredo de sua longevidade, ela compartilhou que comia uma variedade de alimentos e gosta de fazer crochê, explicando que a atividade mantinha sua mente focada.