Salvador recebe a 1ª edição do Seminário Internacional de Turismo Sustentável no Nordeste
Por Redação
O Instituto de Turismo Sustentável (INTUS) anunciou, nesta quinta-feira (25), que Salvador sediará a quarta edição da SITUS, no dia 31 de março de 2026. Durante o evento, que leva o tema “Preservar é Prosperar”, a capital baiana reunirá lideranças, comunidades e empreendedores para discutir como a preservação da cultura e do patrimônio histórico podem ser motor de desenvolvimento.
O anúncio foi feito no III Internacional de Turismo Sustentável, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A proposta do SITUS Nordeste é revelar as muitas histórias, saberes e riquezas que ainda precisam ser contadas, valorizadas e compartilhadas com o mundo.
O INTUS faz a ponte entre esse patrimônio único e a inovação internacional, conectando o Brasil a redes e startups de diversos países, em um movimento que transforma identidade em prosperidade, destacando roteiros sustentáveis e colocando o Brasil no mapa do turismo global. Com essa edição na capital baiana, será uma grande oportunidade para que toda a região troque ideias e apresentem projetos, como explica Ricardo Carvalho, presidente do INTUS.
“Queremos mostrar que o nordeste tem muito mais a oferecer que os cartões- postais. Queremos mostrar os tesouros de cada região, fazendo com que se transformem nos protagonistas dessas mudanças. Esperamos que o SITUS seja um grande caminho para isso”, ressalta Carvalho.
Assim, como a primeira capital do Brasil e símbolo da diversidade cultural do país, Salvador será palco de debates estratégicos e experiências que prometem inspirar novos modelos de desenvolvimento baseados na identidade e na valorização do patrimônio histórico e cultural. A IV edição do SITUS vai contar com o apoio da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).
“Salvador é uma cidade que respira história, natureza e diversidade cultural. Receber um evento internacional como o SITUS é uma oportunidade valiosa para mostrarmos ao mundo como é possível conciliar preservação ambiental, valorização do patrimônio e desenvolvimento econômico sustentável. Vamos colocar em evidência nossas boas práticas e também aprender com experiências de outras regiões e países. O turismo do futuro passa pelo respeito ao meio ambiente e à identidade dos territórios, e Salvador está pronta para liderar esse caminho no Nordeste”, concluiu Ivan Euler, secretário do Secis.