Prefeitura de Salvador institui comitê para transformar capital baiana em "destino turístico inteligente"; saiba detalhes
Por Gabriel Lopes
A prefeitura de Salvador formalizou, através de decreto, a criação de um grupo de trabalho visando fortalecer o turismo e promover o desenvolvimento sustentável da cidade. A iniciativa, chamada de "Comitê Gestor de Destinos Turísticos Inteligentes de Salvador", foi instituída com base em um modelo que orienta o planejamento a partir de nove eixos, que incluem governança, inovação, tecnologia, sustentabilidade e segurança.
Segundo o texto, o objetivo do comitê é integrar esforços institucionais e propor soluções inovadoras para o setor. Para isso, sua composição reúne representantes de diversas esferas. A presidência ficará a cargo da titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, que também é vice-prefeita.
O grupo contará com a participação de membros de outras secretarias municipais, como as de Mobilidade (Semob), Desenvolvimento Econômico (Semdec), Reparação (Semur), Sustentabilidade (Secis) e Fazenda (Sefaz), além de representantes da Fundação Gregório de Matos (FGM) e da Guarda Civil Municipal (GCM).
A composição também inclui atores de fora da administração direta da prefeitura. Estão listados como membros representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) e da Salvador Destination. A participação dos membros no comitê não será remunerada.
Entre as competências atribuídas ao comitê estão a articulação entre as diferentes secretarias, a formulação de estratégias, o monitoramento de ações, a promoção da cooperação entre os setores público e privado e a prospecção de recursos e parcerias para os projetos.