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Obras do VLT de Salvador chegam a 29,86% e são atualizadas pela CTB

Por Redação

Foto: Feijão Almeida / GOVBA

A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) atualizou o status das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana. A entidade anunciou que a construção chegou a 29,86% de avanço físico. O modal tem um investimento de R$ 5 bilhões. 

 

Segundo a CTB, em 14 meses de início das obras, os serviços realizados nos trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos. O fornecimento dos trilhos costuma levar de 12 a 18 meses até o destino, enquanto os equipamentos elétricos demandam cerca de 24 meses para entrega. 

 

De acordo com o órgão, há uma iminência de contar com 5 km de via permanente energizados em apenas 18 meses. Entre os avanços das obras do VLT, destacam-se 9.919 metros de via permanente implantada, 22.917 metros de banco de dutos, 14.706 m² de contenções, a recuperação e readequação da Ponte São João, com 472 metros de extensão, a instalação de 181 postes de rede aérea, e o sistema de energia, que já conta com quatro prédios de subestações concluídos, além de equipamentos em obra e em fase de instalação. 

 

Até o momento, nesse trecho, 1.658 trabalhadores estão empregados no projeto, garantindo o ritmo acelerado dos serviços. O trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, apresenta avanço físico de 16,92%. Foram realizados 283.207 m³ de terraplenagem, parte deles enfrentando os altos índices pluviométricos atualmente registrados em Salvador. 

 

As obras de drenagem e proteção de taludes acompanham o ritmo da terraplenagem, avançando também nas intervenções para a duplicação da BA-528 e a implantação do VLT. No viaduto para o VLT sobre a BR-324, já foram executados 15 blocos de concreto armado, 2 pilares concluídos e 8 vigas de tabuleiros lançadas. Até o momento, 442 trabalhadores estão empregados no Trecho 2.

 

No Trecho 3, que liga Águas Claras a Piatã, as obras civis registram 2% de avanço físico, dentro do prazo global de 50 meses, com conclusão prevista para 2028. O Bahia Notícias já tinha antecipado que o avanço financeiro acumulado das obras até junho de 2025 atingiu 2,02% do total contratado, correspondendo a R$ 15.977.633,02 .

 

No período informado, foram analisados e aprovados 18 projetos básicos e 45 projetos executivos. O avanço acumulado para "Projeto Básico" é de 80,26%, e para "Projeto Executivo" é de 34,24%. 

 

De acordo com a CTB, os primeiros 15 meses do contrato são dedicados à elaboração de projetos. obras até junho de 2025 atingiu 2,02% do total contratado, correspondendo a R$ 15.977.633,02. Contudo, esse percentual contrasta com a previsão contratual para o mesmo período, que era de 9,56%. A diferença resulta em um déficit de 7,54% em relação ao planejamento inicial.

 

Até junho de 2025, 80% dos projetos básicos e 34% dos executivos já haviam sido analisados, confirmando que a evolução da obra está compatível com o cronograma aprovado.

 

De acordo com o órgão, alterações no escopo inicial do projeto fazem parte do planejamento normal e não comprometem a entrega final da obra. Um exemplo é a aquisição do material rodante CAF, proveniente do Estado do Mato Grosso: o tempo previsto para o recebimento, testes e manutenção desses trens motivou o replanejamento técnico das obras, incluindo ampliação dos pátios de manutenção do Trecho 1. 

 

Como parte dessas mudanças, foi retirada a estrutura do viaduto logístico de acesso ao Pátio de Manutenção do Metrô em Pirajá, decisão formalizada junto ao Consórcio Mota Engil/OHLA/MEIR em outubro de 2024. Com isso, as atividades previstas para o Complexo de Manutenção do Metrô em Pirajá foram transferidas para o novo pátio de manutenção, em construção na Calçada, projetados para o estacionamento e a manutenção dos trens do VLT.