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Consórcio responsável por fiscalizar obras do VLT de Salvador aponta déficit de 7,5% no contrato do lote 3

Por Gabriel Lopes

Consórcio responsável por fiscalizar obras do VLT de Salvador aponta déficit de 7,5% no contrato do lote 3
Imagem ilustrativa do VLT de Salvador | Foto: Divulgação / CTB

O quarto relatório mensal de acompanhamento das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana, referente ao período de 1º a 30 de junho de 2025, revela um déficit no avanço financeiro das intervenções do novo modal.

 

A informação foi apontada pelo Consórcio Geribello / TÜV / Sondotécnica, responsável pelos serviços de supervisão, gerenciamento, certificação e apoio à fiscalização do lote 3 do VLT. Tal consórcio foi contratado pelo governo da Bahia para acompanhar e cobrar a devida execução do projeto. O documento foi obtido com exclusividade pelo Bahia Notícias, e, conforme apuração da reportagem, o relatório referente ao mês de julho ainda não foi disponibilizado.

 

O projeto do VLT em Salvador, que abrange três lotes distintos, tem como objetivo principal aprimorar a mobilidade urbana da capital baiana, modernizando e ampliando seu sistema de transporte. O lote 3 tem extensão de 10,52 km, conectando Águas Claras a Piatã, e prevê a construção de nove paradas, ciclovias e iluminação pública em LED, além de outras intervenções urbanísticas.

 

As obras estão sob responsabilidade do Consórcio Bahia Atlântico Mota-Engil/OHLA/MEIR, e foram iniciadas em 14 de junho de 2024, com um prazo contratual de 50 meses e valor total de R$ 791.427.436,88.

 

 

ANDAMENTO E ATRASOS
De acordo com o relatório, o avanço financeiro acumulado das obras até junho de 2025 atingiu 2,02% do total contratado, correspondendo a R$ 15.977.633,02. Contudo, esse percentual contrasta com a previsão contratual para o mesmo período, que era de 9,56%. A diferença resulta em um déficit de 7,54% em relação ao planejamento inicial.

 

A principal razão para o descompasso entre o avanço previsto e o realizado é a suspensão da execução do viaduto, e dos serviços a ele vinculados, como os serviços preliminares e de administração. Conforme o documento, a interrupção foi feita por necessidade de adequações no projeto do viaduto, e o cronograma do Consórcio Construtor ainda não foi atualizado para refletir essas alterações.

 

Além disso, existem tratativas em andamento com a prefeitura Municipal de Salvador para uma revisão no escopo do projeto, o que também impacta a atualização do cronograma, visando garantir o cumprimento do prazo contratual final.

 

Atualmente, as atividades do consórcio construtor estão concentradas, em grande parte, na elaboração de projetos básicos e executivos. No período analisado (junho de 2025), a gerenciadora analisou e aprovou 18 projetos básicos e 45 projetos executivos. O avanço acumulado para "Projeto Básico" é de 80,26%, e para "Projeto Executivo" é de 34,24%.

 

 

PENDÊNCIAS E GERENCIAMENTO
O relatório destaca também a pendência de documentos importantes por parte do consórcio construtor. Foi reiterada a solicitação para o envio de um Plano de Segurança do Trabalho e do Plano Ambiental, conforme as diretrizes contratuais e normas aplicáveis. A Gerenciadora aguarda o recebimento desses documentos para análise e acompanhamento da regularidade.

 

O consórcio também realiza a verificação das quantidades de serviços executados para fins de medição e acompanha o cumprimento dos requisitos de Segurança e Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. No período de junho de 2025, não emitiu notificações ou não conformidades relativas às obras.