Roberto Carlos nega inelegibilidade e afirma que não possui pendências na justiça: “Sou candidatíssimo”
Por Leonardo Almeida
O deputado estadual Roberto Carlos (PV) afirmou que não possui mais pendências na justiça e negou que esteja inelegível para as eleições de 2026. O parlamentar é atualmente cogitado como um possível candidato a deputado federal, em uma movimentação que inclui o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT), do prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB) e uma filiação ao PDT, que retornou à base governista.
O Bahia Notícias obteve um documento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que informa que Roberto Carlos não possui mais processos em andamento. A declaração foi emitida na tarde desta quinta-feira (7).
- LEIA TAMBÉM:
Roberto Carlos explica imbróglio sobre candidatura para as eleições de 2026 e não descarta reeleição
Ele foi condenado no final do ano passado a cumprir seis anos e cinco meses de prisão em regime semiaberto por um esquema de rachadinha. A decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o qual apontou que o suposto esquema teria se iniciado em 2008 e incluia a apropriação indevida de verbas públicas ao incluir familiares em seu gabinete.
Nesta quinta, o deputado concedeu entrevista ao Café com Blog, da RedeGN, parceiro do Bahia Notícias, e foi questionado sobre o processo jurídico que enfrentava há alguns anos, com desdobramentos recentes, que implicavam inclusive numa possibilidade de inelegibilidade para a eleição de 2026.
“Eu estou aqui com a certidão e posso passar para vocês, não devo nada à justiça, sou candidatíssimo, só não sou candidato se Deus não quiser, meus processos foram transitados e julgados e estou aqui com a decisão, no dia 24 de março, está aí com vocês, transitado e julgado, acabou, não tenho mais nenhum processo”, declarou.
Veja o trecho: