Nelson Pelegrino é eleito vice-presidente do TCM-BA em candidatura única
Por Redação
O conselheiro Nelson Pelegrino foi eleito vice-presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) em eleição realizada durante sessão plenária na manhã desta quinta-feira (10). Ele chega ao posto em substituição ao conselheiro Mário Negromonte, que se aposentou compulsoriamente na semana passada após completar 75 anos. Pelegrino foi eleito por unanimidade, tendo candidatura única, e concluirá o mandato que se encerra em março de 2027.
Após ser eleito, Pelegrino renovou seu compromisso de trabalhar pelo fortalecimento da Corte de Contas e de torná-la ainda mais relevante para a sociedade, no cumprimento de suas responsabilidades constitucionais. Em discurso, ele também citou os desafios e a necessidade de persistir num contínuo processo de qualificação e modernização do órgão para contribuir com o avanço da administração pública, que busca atender as demandas crescentes da sociedade.
Ainda durante a sessão plenária, os conselheiros decidiram que a direção da Escola de Contas do TCM, a qual era liderada por Pelegrino, passasse a ser comandada pelo presidente da Corte, Francisco de Souza Andrade Netto. Ele ocupará o cargo até o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nomear o substituto de Mário Negromonte.
LEIA TAMBÉM:
A partir de agora, a Mesa Diretora do TCM-BA passa a ter a seguinte composição: Presidente, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto; Vice-presidente, conselheiro Nelson Pellegrino; e Corregedor-geral, conselheiro Plínio Carneiro Filho.
O conselheiro Paulo Rangel preside a 1ª Câmara; o conselheiro Ronaldo Sant’Anna a 2ª Câmara; e a conselheira Aline Peixoto a Ouvidoria.
NORA A CAMINHO?
Conforme apurado pelo Bahia Notícias, a nora de Mário Negromonte, a procuradora do Ministério Público de Contas (MPC), Camila Vasquez, é uma das fortes candidatas pela vaga. A indicação foi defendida, inclusive, pelo deputado federal Mário Negromonte Jr. (PP), que é casado com a procuradora.
“É constitucional que cada Tribunal de Contas deva ter uma vaga para os auditores, que foi a passada que indicou, e para o Ministério Público. Então essa vai ser a primeira vaga a ser ocupada por membros do Ministério Público. Então minha esposa, Camila Vasquez Negromonte, passou no concurso e foi a primeira procuradora geral do TCM, é a mais antiga, mais idade, e é reconhecida como profissional de notório saber jurídico e muito competente", disse Mário Jr. em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, da Rádio Antena 1 100.1.
A chegada de Negromonte para a vaga de conselheiro, sucedendo Paulo Maracajá, em 2014, já seria destinada ao MPC. O espaço delimitado para um procurador concursado do TCM ficou impossibilitado por, naquele momento, os procuradores não terem atingindo 35 anos, idade mínima para a indicação. Então, a vaga foi transferida para Negromonte. Com isso, agora existe um “acordo” para a indicação de procurador concursado da Casa assumir.