Braskem: Nelson Tanure e Novonor firmam acordo de exclusividade por 90 dias sem previsão de OPA ou “tag along”
Por Redação
O empresário Nelson Tanure e o grupo Novonor (antiga Odebrecht) assinaram um acordo de exclusividade com validade de 90 dias para negociar a possível aquisição do controle da Braskem (BRKM5). A informação é do site BP Money, parceiro do Bahia Notícias, e marca um avanço nas tratativas que podem alterar significativamente o comando da petroquímica brasileira.
Segundo fontes ouvidas, a proposta apresentada por Tanure não inclui uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voltada aos acionistas minoritários. Isso significa que, mesmo em caso de concretização da transação, não haverá obrigatoriedade de compra das ações detidas por esse grupo, prática comum em mudanças de controle societário.
Ainda conforme divulgado, o acordo não prevê cláusula de “tag along”, mecanismo que assegura aos acionistas minoritários o direito de vender suas ações nas mesmas condições oferecidas ao controlador em uma eventual venda da empresa.
A movimentação intensificou as expectativas no mercado financeiro quanto ao futuro da Braskem, uma das maiores companhias do setor petroquímico da América Latina.