“Ainda Estou Aqui”: AL-BA aprova entrega da Comenda Dois de Julho para o cineasta Walter Salles
Por Leonardo Almeida
A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou, por unanimidade, uma homenagem ao cineasta Walter Salles, diretor do filme “Ainda Estou Aqui”. Nesta terça-feira (6), os deputados estaduais aprovaram a entrega da Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Casa, ao cineasta.
A proposta de homenagem a Salles foi sugerida pela deputada estadual Maria del Camen (PT). No projeto, a parlamentar elenca a história de Ainda Estou Aqui com o período da ditadura, visto que a obra é protagonizada por Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, que foi morto durante o regime. Segundo a deputada, o filme dirigido por Walter Salles provoca uma “reflexão dolorosa” sobre a ditadura brasileira, que perdurou de 1964 até 1985.
Ao longo do texto, a petista também ressalta a história de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres no longa-metragem. A deputada também citou a direção de Walter Salles no filme “Central do Brasil”, que resultou na indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar de Melhor Atriz em 1999.
“E aqui mais uma vez, o grande diretor Walter Salles, o mesmo do filme ‘Central do Brasil’ que mencionamos inicialmente, de forma brilhante, conduziu e transportou para a tela essa história memorável de uma família que tem seu pai levado para ‘interrogatório’ pela polícia opressora do estado, ficando desaparecido para sempre, o Deputado Rubens Paiva. Em paralelo demonstrando a força de uma mulher extraordinária que, nas palavras do próprio Diretor, ‘resolveu não se curvar’ ao desespero, mantendo-se firme para criar os seus filhos e persistir”, afirmou a deputada no texto.
No ano passado, em apenas 35 dias de exibição, Ainda Estou Aqui se tornou o filme nacional mais assistido da Bahia desde 2021, superando o público de ‘Ó Pai, Ó 2’ (2023), ‘Medida Provisória’ (2022) e ‘Marighella’ (2021).
Os dados são do Sistema de Controle de Bilheteria, divulgados pela Agência Nacional de Cinema (Ancine). Até 4 de dezembro de 2024, o filme alcançou 97.706 espectadores no estado, com aproximadamente 62,9% do público em Salvador.