“É uma vontade antiga”, diz Kiki Bispo sobre mudança de prédio da CMS
Por Eduarda Pinto / Leonardo Almeida
O vereador e líder do governo na Câmara Municipal de Salvador (CMS), Kiki Bispo (União), comentou sobre a possível mudança no prédio do legislativo da capital baiana para um novo espaço. Em entrevista nesta terça-feira (25), o edil afirmou que a alteração é “uma vontade antiga” dos vereadores e argumentou que a estrutura física da edificação atual não comporta mais a demanda da Câmara.
Bispo também lembrou que o prédio da CMS é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o que impede mudanças estruturantes no espaço.
“Isso já era um debate, uma vontade antiga. Embora o prédio principal da Câmara seja um prédio histórico, às vezes as acomodações são muito modestas. Inclusive, para a galeria onde o povo tem que estar presente. A arquitetura você pode mexer muito pouco. As tratativas já estão acontecendo, acredito que o presidente Carlos Muniz deve estar comunicando em breve até por conta do que ocorreu no incêndio de ontem. A gente espera que possa ser um espaço melhor onde o povo esteja mais presente, onde tem espaço de fato para as pessoas. Que a gente possa também pensar na restauração imediata do nosso espaço, a Câmara municipal que é um patrimônio da cidade, um patrimônio tombado”, afirmou Kiki.
Nesta segunda (24), o paço municipal da CMS foi interditado após um incêndio atingir o prédio. O fogo atingiu o telhado do lado direito, onde ficam o Salão Nobre, Salas das Comissões, Chefia de Gabinete e o Memorial da Câmara.
Com dúvidas se as sessões seriam suspensas, o presidente Carlos Muniz (PSDB) e o vice, Maurício Trindade (PP), migraram as atividades da CMS para o Auditório do Centro de Cultura do Legislativo da capital baiana, também localizado no Paço Municipal de Salvador.
MUSEU
Com a mesma estrutura arquitetônica desde 1696 e com a mudança de sede encaminhada, o atual espaço da Câmara de Salvador pode virar um museu, fazendo uma integração com o novo Centro de Convenções, que deve ser construído no subsolo de onde atualmente fica a prefeitura.
Em setembro do ano passado, o Bahia Notícias revelou que a CMS deve ter suas atividades remanejadas para o atual prédio do Cine Excelsior, ao lado da Praça da Cruz Caída. A mudança ocorre junto com a movimentação da prefeitura em migrar sua sede para o Palácio da Sé.