“A gente precisa sair o mais rápido possível”, diz Aladilce Souza sobre o prédio da Câmara Municipal de Salvador
Por Victor Hernandes / Eduarda Pinto
A vereadora e líder da oposição na Câmara de Vereadores de Salvador, Aladilce Souza (PCdoB), comentou sobre o incêndio que atingiu o prédio da Casa Legislativa, nesta segunda-feira (24). Ao Bahia Notícias, a vereadora sugeriu que o prédio deixasse de funcionar como sede da Câmara e abrigar as atividades legislativas.
“Felizmente não tivemos vítima, mas isso coloca para a gente a necessidade de nós tirarmos desse prédio as atividades legislativas do município, para outro prédio e aqui ser preservado como um museu. Espero que os órgãos estaduais do patrimônio rapidamente possam também recuperar [o espaço] porque isso faz parte da nossa história, da nossa cultura, do nosso patrimônio artístico”, afirma.
E ressalta: “Acho que diante desse evento trágico, a gente precisa sair o mais rápido possível, ainda que temporariamente, mas isso obviamente que a gente vai fazer uma discussão. Não acredito que esse prédio esteja em condição de continuar tendo sessões, funcionando como o poder legislativo, até porque tudo indica que foi um evento ligado a curto-circuito, então acredito que fica sem condição da gente continuar”.
Aladilce conta que descobriu sobre o incêndio enquanto estava a caminho da Casa e relembra ainda o valor simbólico e cultural do edifício para o município. “Eu estava me dirigindo para cá e, vi no caminho a notícia. É muito triste, é lamentável que tenha acontecido isso. Essa casa, essa câmara é um patrimônio nacional. É a câmara mais antiga do Brasil, mais de 400 anos, guarda a nossa história, memória e cultura, muitas artes. Nós temos aí muitos quadros que são verdadeiras joias raras, então é triste, é lamentável”
Ao tecer agradecimentos a trabalhos dos bombeiros, que já controlaram o incêndio, e destacou um pedido de celeridade na recuperação do espaço. “Já estava no nosso plano, no plano da Câmara, de nós sairmos desse prédio. A perspectiva era ir para outro prédio aqui no Centro Histórico, mas estava se planejando ainda a reforma de lá”, afirmou.
O prédio-sede da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Praça Thomé de Souza em meio ao Centro Histórico de Salvador, foi construído em taipa e palha no ano de 1549, no mesmo período de fundação da cidade. O prédio atual foi erguido entre 1660 e 1700.