Bruno Monteiro ressalta “prioridade aos artistas baianos” nas comemorações dos 40 anos da Axé Music no Carnaval
Por Leonardo Almeida / Eduarda Pinto
O secretário estadual de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, falou nesta sexta-feira (10), sobre o lançamento do projeto em comemoração aos 40 anos do Axé, o “Verão Axé 40", projeto cultural do Governo do Estado para promover a cultura baiana durante a alta temporada. Em entrevista coletiva, o secretário afirmou que:
“Nós queremos no nosso Carnaval também valorizarmos a Axé Music, desde os grandes artistas até os pequenos, aqueles que fizeram muito sucesso e que hoje também, às vezes, não estão tão na mídia, mas fazem parte dessa história. Seja cantores, cantoras, compositores, pessoas que deram a sua contribuição para essa história e a gente vê nesse movimento, um movimento muito bonito”, afirma.
“Tudo isso vai ter espaço na nossa programação, não só no verão, mas também no carnaval, valorizando sempre com prioridade os artistas, as artistas da Bahia”, completa.
Especialmente sobre o Carnaval, o gestor cultural afirmou que o balanceamento entre os circuitos Dodô (na Barra) e Osmar (Campo Grande), assim como o Batatinha (Pelourinho), deve ser um case do Carnaval da Bahia. Ele afirmou ainda que o planejamento não leva em conta a criação do quarto circuito da Boca do Rio.
“Sobre a questão dos circuitos, nós já no ano passado tivemos um cuidado de ter mais atrações no circuito do Campo Grande, que é o circuito Osmar, entendendo que a Barra estava já sobrecarregada e nós precisávamos trazer um público de volta para o Campo Grande. Isso tem sido uma tônica do nosso trabalho, nós vamos seguir valorizando as atrações no Campo Grande, mas eu não sei ainda te dizer porque isso [a criação de um novo circuito] ainda está em desenho”, explica Monteiro.
“Nós hoje apresentamos o verão e nas próximas semanas apresentaremos o Carnaval como um todo, como será essa distribuição entre Barra, Pelourinho e o Campo Grande”, detalhou o secretário.