Moradoras do bairro Dique Pequeno participam de encontro da SPM sobre autocuidado e dignidade menstrual
Por Redação
Em parceria com o coletivo “As Pretas Falam”, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou um encontro de conscientização sobre dignidade menstrual e autocuidado com mulheres da comunidade do Dique Pequeno, em Salvador, nesta quarta-feira (30).
Na atividade, foram abordadas, ainda, questões como os tipos de violência, métodos contraceptivos e saúde mental. A terapeuta e técnica da SPM, Cândida Sheldon, responsável por conduzir o encontro, destacou políticas públicas promovidas pela secretaria, reforçando o papel na promoção dos direitos das mulheres.
"Quanto mais conhecemos a SPM, mais podemos realizar ações em benefício das mulheres em todo o estado. É essencial que todos saibam que existe um espaço para discutir políticas públicas voltadas às mulheres e entender o que tem sido feito por elas," enfatizou.
O evento contou com o apoio de Edna Pedra, que disponibilizou a garagem de sua casa para a realização da palestra. Para Edna, o encontro foi uma oportunidade valiosa para discutir temas relevantes para as mulheres da comunidade. "Gostei muito desse momento," afirmou.
“Encontros como esse contribuem para empoderar as mulheres, esclarecer dúvidas e promover a igualdade de acesso a informações sobre saúde e direitos. A iniciativa no Dique Pequeno é um passo significativo para fortalecer a rede de apoio às mulheres baianas e sensibilizar a população para temas muitas vezes silenciados na sociedade”, reforçou Cândida Sheldon.
Na oportunidade, foram distribuídos absorventes higiênicos para as participantes, ampliando o alcance do programa Dignidade Menstrual. Os absorventes são adquiridos pela SPM, a partir de emendas parlamentares e encaminhados para instituições diversas que atuam no atendimento às mulheres.