Prefeituras-Bairro realizam mais de 680 mil atendimentos em nove meses e superam números de 2023
Por Redação
As Prefeituras-Bairro espalhadas por Salvador já realizaram mais de 680 mil atendimentos nos primeiros nove meses deste ano, superando o total de 2023, quando 577 mil serviços foram ofertados aos soteropolitanos. Atualmente, a capital baiana conta com 10 unidades espalhadas pela cidade.
As 10 unidades de Prefeitura-Bairro são as seguintes: Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Cajazeiras, Centro/Brotas, Cidade Baixa, Itapuã/Ipitanga, Liberdade/São Caetano, Pau da Lima, Subúrbio/Ilhas e Valéria. Cada uma delas engloba um conjunto de bairros que ficam ao redor da localidade-sede.
Nas unidades é possível, por exemplo, solicitar alistamento militar, realizar a inscrição ou a atualização em programas sociais como Primeiro Passo, CadÚnico e Minha Casa Minha Vida, realizar cálculos da Previdência Social, agendar consultas e exames pelo SUS, buscar encaminhamento para vagas de emprego e cursos profissionalizantes, além de solicitar serviços de reparos na iluminação pública, poda de árvores e afins.
O secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro (SACPB), Luciano Sandes, explica que nas unidades o cidadão pode resolver demandas ligadas a diversos órgãos municipais.
“Há 10 anos, a gestão teve esse olhar de levar unidades descentralizadas da Prefeitura para pertinho do cidadão. De lá para cá, os números de atendimento crescem a cada ano”, diz o gestor, acrescentando que a meta é alcançar 1 milhão de atendimentos até o final de 2024.
Sandes atribui a ampliação aos investimentos realizados na estrutura das Prefeituras-Bairro ao longo dos últimos anos. Segundo ele, além da constante capacitação da mão de obra, a gestão mudou todo o sistema operacional das unidades.
“Nosso sistema informatizado e célere possibilita o atendimento rápido e, consequentemente, a mais pessoas”, pontua o secretário, lembrando que as unidades têm agregado novos serviços, a exemplo do suporte no credenciamento de ambulantes que foi finalizado na última semana.