Neusa Cadore diz que vai potencializar ações de prevenção às violências de gênero à frente da SPM
Por Redação
Fortalecer e ampliar os programas e projetos desenvolvidos pela Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) é a perspectiva de atuação da nova secretária Neusa Cadore à frente da pasta. Nesta sexta-feira (26), um dia após a posse em substituição à Elisangela Araújo, que saiu da SPM para assumir o mandato de deputada federal, a secretária Neusa destacou a importância estratégica da pasta, que tem como centralidade de suas ações a inclusão socioprodutiva e a autonomia econômica das mulheres, bem como a promoção de políticas públicas voltadas à prevenção e enfrentamento das violências de gênero.
Neusa Cadore falou sobre as expectativas na gestão. “É um desafio que eu abraço com confiança. Sinto que o governador Jerônimo Rodrigues, de fato, tem o interesse de potencializar, de trazer novos investimentos, de se abrir para novos projetos, para que a Secretaria cumpra o compromisso que ela tem. O compromisso da Secretaria é sensibilizar o conjunto do governo para que as políticas públicas possam continuar construindo mais igualdade e diminuindo as violências que se abatem sobre as mulheres”, afirmou.
A secretária Neusa falou ainda sobre a conexão estabelecida com as políticas públicas já implantadas na gestão da ex-secretária Elisangela. O Selo Lilás, que certifica empresas pela promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, inclusive, é fruto de um projeto de Lei de Neusa Cadore na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Quero agradecer à minha companheira Elisangela, que se dedicou com muita criatividade, com muito compromisso e levou a política pública de mulheres, o debate sobre a Secretaria para todos os territórios. Elisangela fez grandes projetos e eu tenho a honra de suceder essa companheira que vem lá do interior, que sabe das dificuldades do nosso Estado, que também é da luta e uma pessoa com um grande currículo”.
Neusa Cadore considera que suas experiências na vida pública contribuirão para essa nova missão na gestão estadual. “Eu chego na secretaria com o que tenho aprendido na minha vida, nos movimentos sociais, como prefeita e deputada. Sempre nesse trajeto, nós privilegiamos a construção coletiva, o acolhimento e a luta das mulheres, que precisam ter visibilidade. Espero corresponder à confiança do nosso querido governador Jerônimo, dizer que é uma honra fazer parte da sua equipe e que é uma honra estar aqui nesse lugar que é das mulheres”, afirmou.