Sema suspende edital que concederia Zoológico de Salvador à iniciativa privada; entenda mais
Por Anderson Ramos / Mauricio Leiro
Dois meses após a publicação do edital de concessão pública do Zoológico de Salvador (veja mais), o processo foi suspenso. De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), através da Comissão de Licitação da pasta apontou que será necessário "proceder adequações no edital". A nova data de abertura da sessão será oportunamente publicada no caderno de licitação do Diário Oficial da Bahia.
No edital da concessão, o valor estimado do contrato é de R$ 121.978.050,59 e prazo de vigência da concessão sendo de 30 anos contados da data de eficácia dele. No valor estão somados o total de investimentos previstos ao longo da concessão, da outorga fixa e os encargos acessórios da transação.
Além disso, o plano de concessão deve levar a cobrança de ingresso para acesso aos espaços (saiba mais aqui). Tudo indica que um dos equipamentos que vão passar a ter tarifa na entrada é o Zoológico de Salvador. A medida busca apoio à visitação de atrativos e instalações, precedida da realização de investimentos, destinada à requalificação, modernização, operação e manutenção do Zoológico.
Em dezembro de 2021, o Governo da Bahia, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), disponibilizou uma consulta pública para concessão (veja mais).