Secretário critica presença em audiências públicas e anuncia novas ações do Salvador 360
Por Bruno Luiz / Guilherme Ferreira
A discussão sobre o BRT em Salvador ficou em evidência recentemente em razão do início das obras na Avenida ACM. No entanto, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, acredita que esse debate poderia ter acontecido na época das audiências públicas que tinham como pauta a construção do modal.
Em entrevista ao Bahia Notícias, ele lembrou que essas audiências tiveram pouca participação popular. "A compreensão que nós temos desse projeto é que ele foi discutido no ambiente apropriado e o que houve de fato foi a pouca presença da população", afirmou Guanabara, lembrando que o PDDU enfrentou o mesmo problema. "A impressão que eu tenho em relação a isso é que houve de fato muita desinformação através de pessoas que têm influência junto à sociedade, o que foi repercutindo de uma forma inapropriada", avaliou.
Ainda assim, o secretário segue apostando nas audiências públicas como a melhor instrumento para debater os principais projetos da prefeitura. "É a forma mais democrática de você ouvir as pessoas", comentou. Além disso, ele defende que o projeto do BRT "foi extensamente discutido".
Ao Bahia Notícias, Guanabara também disse que o prefeito ACM Neto vai anunciar em breve novas ações do programa Salvador 360. O secretário preferiu ainda não adiantar sobre qual vai ser o foco delas. "Vem uma ação muito legal para a cidade, de grande impacto", despistou. "A cada dia a cidade nos impõe um desafio de fazer investimentos, de coisas novas. É nisso que a equipe do Salvador 360 fica pensando diuturnamente", disse.
Quanto à parte econômica da cidade, Guanabara apontou que a requalificação de diversos pontos do Comércio e do Centro Histórico devem contribuir para a atração de investimentos privados para a região. Em relação aos incentivos fiscais, ele indicou que o segmento da construção civil pode receber benefícios em breve. "Estamos colocando uma lupa diferenciada nesse setor exatamente pela importância que ele tem na geração de emprego", declarou. Clique aqui e confira a entrevista completa.