UFBA e Bahiana seguem como as melhores opções para cursar Medicina na Bahia, aponta RUF 2025
Por Ronne Oliveira
Os dados e as avaliações da 11ª edição do Ranking Universitário da Folha (RUF) 2025 confirmam uma disputa histórica entre as melhores universidades de Medicina da Bahia. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) continuam sendo as instituições com as melhores pontuações do estado, figurando no Top 30 do Brasil.
Na edição de 2025, a UFBA, com campi em Vitória da Conquista e Salvador, foi a mais bem classificada, na 1° posição estadual e 17° nacional. A Escola Bahiana de Medicina, embora com uma nota um pouco abaixo, segue logo atrás, na 24ª posição do país.
Após essas duas instituições, o Top 3 da Bahia é completado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), sediada no município de Ilhéus que também se destaca como uma boa opção para cursar medicina. Veja no gráfico a disputa no ranking nos últimos anos:
A Bahia é referência histórica do curso, sendo o local da primeira faculdade de Medicina do país. E, nesse mesmo estado, duas instituições se mantêm como as melhores nos últimos anos e em diversas edições do Ranking Universitário da Folha (RUF).
Confira em lista as cinco melhores opções no estado da Bahia:
- Universidade Federal da Bahia — UFBA
Média Ponderada: 30,93 — 1° lugar.
- Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP
Média Ponderada: 30,44 — 2° lugar.
- Universidade Estadual de Santa Cruz — Uesc
Média Ponderada: 23,58 — 3 ° lugar.
- Universidade Estadual de Feira de Santana — Uefs
Média Ponderada: 19,60 — 4° lugar
- Universidade do Estado da Bahia — Uneb
Média Ponderada: 18,95 — 5° lugar
A lista que complementa o top 10 segue pelas seguintes universidades:
- Universidade Federal do Sul da Bahia - Ufsb
- Universidade do Vale São Franciscano - Univasf
- Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Uesb
- Centro Universitário Zarns - Faculdade Zarns
- Universidade Salvador - Unifacs
Estudantes de diferentes partes da Bahia farão o segundo dia de provas do Enem neste domingo (16). Com 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, essas são as categorias mais decisivas na maior parte das exigências do SISU (Sistema de Seleção Unificada) para quem sonha em cursar Medicina.
LEIA TAMBÉM
Os dados do ranking universitário da Folha são indicativos da qualidade dos cursos de graduação e mostram como a instituições de ensino continuam a desempenhar o papel no ensino superior brasileiro.