PF prende homem em Barra da Estiva que participava de rede de compartilhamento de abuso sexual infantil
Por Redação
Um homem foi preso em flagrante em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina, acusado de armazenar material de pornografia infantojuvenil. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (5) no âmbito da Operação Infância Segura deflagrada pela Polícia Federal (PF).
Durante as investigações, a PF identificou um grupo em rede social com mais de 1,2 mil participantes, que compartilhavam conteúdo de abuso sexual infantil. O investigado participava ativamente dessas trocas, utilizando plataformas digitais e redes sociais para manter contato com outros criminosos de diferentes estados do país.
No cumprimento do mandado de busca e apreensão, os agentes federais encontraram diversos arquivos com cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes nos dispositivos eletrônicos do suspeito, incluindo celular e computador.
Também foram localizadas mensagens que comprovam o compartilhamento do conteúdo criminoso. Diante das evidências, o homem foi preso em flagrante e encaminhado à sede da Polícia Federal em Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano.
O material apreendido será submetido à perícia especializada para identificar outros envolvidos e ajudar na localização das vítimas.
Em nota, a PF alertou para a importância da prevenção e do diálogo familiar para proteger crianças e adolescentes de crimes virtuais. Segundo o órgão, é essencial que pais e responsáveis acompanhem o uso da internet, observem mudanças de comportamento e orientem os menores sobre riscos e segurança online.
“A prevenção, aliada à informação, é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar dos menores”, destacou a PF em nota. A operação também chama atenção para o uso correto da terminologia: o termo “abuso sexual de crianças e adolescentes” é o mais adequado para tratar desses crimes, por evidenciar a violência e o dano às vítimas.