Governo da Bahia lança novos roteiros turísticos com 10 destinos inéditos para ampliar oferta no interior baiano
Por Redação
Em um movimento para diversificar e fortalecer o turismo em todo o estado, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23) novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas baianas. O anúnico foi feito em evento na sede da Setur-Ba, em Salvador.
O evento reuniu cerca de 50 agências de viagens para capacitação e divulgação das novidades, focando em segmentos como turismo comunitário, ecológico, gastronômico e religioso.
A iniciativa visa valorizar vivências autênticas, a cultura e a natureza locais, inserindo dez novos municípios na vitrine turística estadual. Passam a integrar o catálogo oficial cidades como Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí.
Momentos das falas | Fotos: Thuane Maria / GovBA
Para o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou que a ação faz parte de um compromisso contínuo do Governo com foco no desenvolvimento regional. “Esses profissionais que vendem os destinos, para capacitá-los em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirma Bacelar.
A elaboração dos novos roteiros, que aumentam a oferta turística para 131 municípios, foi pautada em relatórios de diagnóstico e em um processo de escuta ativa com comunidades locais, guias turísticos, empresários e representantes municipais.
O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-BA), Rogério Ribeiro, celebrou a iniciativa, ressaltando o potencial de negócios.
“Nós, como entidade de classe, nos aproximamos do governo com o compromisso de regionalizar o turismo. A Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje, e vamos, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro.
Já para o empresário Anderson Gomes, da agência San José Tour, é necessáro que da Setur-B efantiza vetores turísticos pelo interior baiano. “A possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. Para isso, é necessário fazer o que estamos fazendo hoje: chamar o trade (setor turístico), as agências de viagens e os gestores para que o turismo seja feito por todos juntos”, ressalta.