Estudantes da UFRB suspendem aulas devido à guerra entre facções em Cachoeira e São Félix
Por Redação
Alunos do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira, no Recôncavo, resolveram deixar de participar das atividades até esta sexta-feira (3). A medida foi encarara como uma resposta ao aumento da violência provocada por confrontos entre facções criminosas na região.
Segundo o Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, os estudantes afirmam que tiroteios têm sido frequentes em diferentes bairros de Cachoeira e São Félix, na mesma região, com pessoas baleadas em áreas próximas ao Centro.
Em nota publicada nas redes sociais, os estudantes criticaram a postura do Comitê de Crise da universidade, que teria minimizado a gravidade da situação e pedido o retorno às atividades normais.
“A administração não pode decidir que as atividades acadêmicas estão acima da nossa segurança”, afirmaram os estudantes. Eles lembraram que já houve suspensões de aulas por motivos burocráticos em outras ocasiões.
O grupo também afirmaram que qualquer medida administrativa para manter as aulas será entendida como afronta à decisão da classe estudantil, atribuindo à gestão a responsabilidade por eventuais riscos à comunidade acadêmica.
O movimento ressalta ainda que a suspensão busca proteger alunos, professores e funcionários diante da falta de segurança no CAHL e da limitada estrutura de saúde disponível na região.