Guia do Carnaval: Saiba o que é permitido e proibido na entrada dos circuitos oficiais de Salvador
Por Thiago Tolentino
À medida que a maior festa de rua do planeta se aproxima, foliões de todas as idades se preparam para os circuitos oficiais do Carnaval de Salvador: Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Centro) e Batatinha (Pelourinho). Para curtir a folia com tranquilidade, o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), reforça as orientações sobre o que pode ou não ser levado para as ruas, além das medidas de fiscalização que estarão em vigor.
Durante a festa, a SSP-BA opera um esquema especial com portais de abordagem equipados com detectores de metais. Nesses pontos, bolsas, mochilas e objetos pessoais passam por inspeção rigorosa. O objetivo é impedir a entrada de itens que representem risco à integridade física do público.
De acordo com balanços oficiais, milhares de objetos proibidos são apreendidos anualmente. De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, apenas no pré-carnaval foram mais de 500 itens proibidos apreendidos nos portais. A recomendação principal é priorizar o essencial e evitar volumes desnecessários, facilitando a fluidez nos pontos de controle.
O QUE É PERMITIDO LEVAR
Para garantir uma passagem rápida pelos portais, dê preferência a:
- Documento oficial de identificação (RG, CNH ou equivalente digital);
- Celular (recomenda-se o uso de capas protetoras ou doleiras);
- Dinheiro em espécie e cartões (em quantidades moderadas);
- Abadás, ingressos ou credenciais de camarotes e blocos;
- Itens de uso pessoal: protetor solar, lenços e protetor labial;
- Água em garrafas plásticas pequenas (transparentes);
- Capa de chuva descartável.
O QUE É PROIBIDO LEVAR
A entrada nos circuitos é vetada para qualquer objeto que possa ser utilizado como arma ou causar ferimentos. Confira as principais restrições:
Objetos cortantes ou perfurantes
- Facas, canivetes, lâminas, estiletes e tesouras;
- Espetos de madeira ou metal e qualquer objeto pontiagudo.
Ferramentas e objetos rígidos
- Chaves de fenda, chaves de boca, alicates e martelos;
- Peças metálicas ou hastes rígidas que possam causar lesões.
Materiais perigosos e recipientes
- Garrafas, copos ou recipientes de vidro (proibição absoluta);
- Algemas ou objetos que as simulem;
- Serpentinas metálicas: proibidas por lei estadual devido ao alto risco de curto-circuito e acidentes na rede elétrica.
Itens de grande volume ou tecnologia restrita
- Guarda-chuvas com ponta ou estrutura metálica exposta;
- Caixas de som, coolers grandes, tripés, drones ou câmeras profissionais (sem a devida credencial de imprensa).
Além das proibições, a SSP-BA orienta que o folião evite mochilas volumosas, que dificultam a circulação na multidão e tornam a abordagem nos portais mais demorada. O uso de pochetes ou "doleiras" discretas, usadas por dentro da roupa, continua sendo a estratégia mais segura para transportar celulares e documentos.
Este guia, elaborado pela reportagem do Bahia Notícias com base em informações oficiais, visa garantir que sua única preocupação durante os dias de folia seja seguir o trio elétrico. O Carnaval de Salvador tem início marcado para esta quinta-feira (12) com os circuitos oficiais em atividade e desfiles de trios elétricos nos principais circuitos da cidade. A programação segue até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 18 de fevereiro.
