VÍDEO: Carlinhos Brown exalta ancestralidade de Salvador e defende diálogo com a África
Por Laiane Apresentação / Paulo Dourado
O artista Carlinhos Brown destacou a importância de Salvador como um território vivo da ancestralidade africana e defendeu o fortalecimento do diálogo cultural entre Brasil, França e África. A declaração foi dada, nesta quarta-feira (5), durante o festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África, que acontece na capital baiana entre os dias 5 e 8 de novembro.
“Olha que Salvador, por si, já condiz a ter um evento como esse. O diálogo de Áfricas aqui se faz importante devido a tudo de manutenção que a cidade, por si e fora das lideranças, mantém dentro das memórias africanas. O que nós chamamos fortemente de ancestralidade. Aqui isso realmente existe, vive, através da oralidade. Nós perpetuamos coisas que a própria África já não tem”, afirmou o artista.
Brown ressaltou ainda que esse reencontro entre culturas serve como um espaço de aprendizado mútuo e valorização das raízes afro-brasileiras.
O que a gente faz é discutir para pegar o que tem aqui como base e encontrar as novidades que a África pode nos trazer. Isso afirma muito a potência que é o Brasil. E a França pode oportunizar isso, como me oportunizou há 30 anos, quando toquei com artistas do Mali, do Camarões, da Mauritânia. Os franceses têm essa conversão, eles conversam muito, e o Brasil precisa dessas portas para ir mais além e ser mais potente”, completou.
A programação do evento será aberta pelo presidente francês Emmanuel Macron, na véspera da COP 30, que desembarcou em Salvador nesta tarde.
