Durval Leyls revela problema nas cordas vocais que o afastou dos palcos: "Quando voltei não sabia se cantava ou se chorava"
Por Redação
São 67 anos de vida, sendo deles mais de 30 dedicados à música. Para Durval Lelys, estar nos palcos é algo natural. No entanto, em meio a essa caminhada, a carreira do eterno vocalista do Asa de Águia quase foi interrompida.
Convidado do podcast Elas em Cena, apresentado pelas irmãs Gabi, Nanda e Dani Brito, a estrela do axé revelou um dos momentos mais delicados da carreira, quando enfrentou um problema nas cordas vocais.
O episódio, ocorrido em 2003, fez com que Durval ficasse mais atento à própria saúde. Segundo o artista, o momento ligou um "alerta laranja" nele.
"Eu tive um problema de voz em 2003, 2004. Foi na passagem de 2003 para 2004, e eu precisei. Eu não tinha técnica nenhuma de cantar, quando eu fui em São Paulo, a fono, doutora Silvia Pinho, disse: 'você fala errado e canta errado'. E ela tinha razão, eu não sabia postura de respirar, não sabia quase nada", relembrou.
Durval conta que passou a conversar com outros artistas para que tomassem o mesmo cuidado que ele passou a tomar após o susto.
"A maioria dos artistas é assim. Tem que se preocupar com isso, porque chega uma hora que a garganta acende um sinal laranja, e eu tive esse problema em 2003/2004. Fui de 15 em 15 dias para São Paulo, fui muito disciplinado, então, com oito meses eu já estava zerado. As cordas vocais estavam bastante 'caceteadas', digamos assim. E aí eu aprendi a falar, aprendi a respirar, exercícios e nunca mais eu tive."
Para o artista, o retorno aos palcos após o susto foi um dos momentos mais emocionantes da carreira: "Eu não sabia se eu cantava ou se eu chorava".
O episódio completo do Elas em Cena com Durval Lelys vai ao ar nesta quarta-feira (24), às 19h, no canal do Bahia Notícias no YouTube. Clique no link abaixo para ativar a notificação sobre o episódio: