Adelmário Coelho se apresenta no São João do Pelourinho e relembra início da carreira: “Me marcou muito”
Por Ana Clara Pires / Bia Jesus
Um dos grandes nomes do forró tradicional, o cantor Adelmário Coelho é uma das atrações deste domingo (23) no São João no Pelourinho, em Salvador. Com décadas de estrada e sucessos que embalam o período junino, o artista concedeu entrevista ao Bahia Notícias e falou sobre a intensa rotina que antecede o São João, além de recordar episódios marcantes do início de sua trajetória.
“Embora a gente não queira que a cultura [do forró] seja sazonal, acontece isso. Virou a chave do Carnaval, aí o forró entra em campo. Em março e abril potencializa, em maio abre mais tração e em junho, explode”, afirmou o cantor. “Se tem uma demanda muito grande, eu estou há quase 30 dias sem ir em casa, fazendo dois shows por noite, priorizando a entrega e a qualidade”, completou.
Adelmário Coelho durante apresentação. Fotos: Waltemy Brandão / Bahia Notícias.
Ao ser questionado sobre shows que marcaram sua carreira, Adelmário voltou ao ano de 1994, quando ainda dava os primeiros passos na música. Ele relembrou uma situação inusitada durante uma noite chuvosa, entre as cidades de Curaçá e Andorinhas, no interior da Bahia.
“Em 1994, quando eu estava começando minha carreira, eu fiz dois shows em uma noite. Um em Curaçá, minha terra, e outro em Andorinhas. Na época, não andávamos de ônibus, andávamos de Veraneio. O prefeito mandou nos buscar lá em Curaçá. Faltando seis quilômetros para Andorinhas, a Veraneio faltou gasolina. De madrugada, no escuro, um breu, chovendo... Chegamos naquele estado! Aí, evidentemente, não deu para realizarmos o show naquela noite”, contou.
Público se diverte ao som de Adelmário Coelho no Pelourinho. | Foto: Waltemy Brandão / Bahia Notícias.
Segundo o artista, o prefeito da cidade compreendeu a situação e reagendou a apresentação para o dia seguinte. “Mas isso me marcou muito, logo nos primeiros passos da caminhada do forrozeiro”, revelou.
Vivendo uma das fases mais intensas do ano, Adelmário decidiu levar a família para acompanhá-lo de perto na apresentação em Salvador. “A família está toda aí”, disse, com sorriso no rosto.
Com sua energia contagiante e repertório tradicional, o artista promete mais uma noite memorável no Pelourinho.