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Marca baiana Dendezeiro celebra aprovação de projeto de lei que garante capelo de formatura para cabelos crespos

Por Redação

Foto: Instagram

Uma iniciativa da marca baiana Dendezeiro em parceria com a GUT Agency e a marca de beleza Vult, que foi apresentada como projeto de lei na Câmara Municipal pela vereadora Marta Rodrigues (PT), fez com que uma Lei Municipal fosse sancionada em Salvador para garantir aos estudantes da rede municipal possam utilizar um capelo, isto é, o famoso "chapéu de formatura" que respeite o cabelo crespo.

 

A lei foi celebrada pela marca de Hisan Silva e Pedro Batalha, que em 2024, em parceria com Vult criou uma linha de capelos feita exclusivamente para cabelos crespos e cacheados, antes neglicenciados pelo design limitado do acessório.

 

"A moda sempre foi uma forma de expressão, um manifesto de identidade e, acima de tudo, uma ferramenta de transformação. Hoje, celebramos uma conquista que ultrapassa o vestir: a oficialização de uma luta coletiva em lei. Com a aprovação da Lei Municipal 9843/2025, Salvador avança para garantir que estudantes da rede municipal possam usar um capelo que respeite quem são", escreveu o perfil da marca.

 

No projeto de lei apresentado pela vereadora Marta Rodrigues, torna facultativo o uso do capelo tradicional para as pessoas que tem cabelos crespos ou volumosos, além de determinar que as instituições de ensino ofereçam modelos adaptados.

 

"Salvador é uma Roma negra, e a população negra não se vê representada nos espaços acadêmicos. O uso dos capelos no formato tradicional materializa essa estética embranquecida do academicismo", destaca Marta.

 

 

No texto de agradecimento, a grife ainda exaltou a importância da vereadora na apresentação do projeto de lei, sancionado no dia 1º de abril.

 

"Durante anos, cabelos crespos, cacheados, trançados e turbantes foram invisibilizados por padrões excludentes. Nosso agradecimento à Vereadora Marta Rodrigues, cuja atuação foi essencial para que essa mudança acontecesse. Ao time da GUT e Vult, por idealizarem esse projeto. Salvador prova que inclusão não é um debate – é um compromisso. E a Dendezeiro tem orgulho de fazer parte dessa história."

 

O projeto 'Respeita Meu Capelo', fruto da parceria entre a Vult e a Dendezeiro, trouxe uma diversidade de chapéus desenhados para pessoas negras e por pessoas negras, com o intuito de "celebrar a diversidade capilar e promover a inclusão em um momento tão especial como a formatura".

 

“A Dendezeiro desenvolveu os capelos pensando em acompanhar a atual realidade das universidades brasileiras, cada vez mais diversas, do tom de pele até as texturas capilares. Escolhemos modelos de capelos que permitissem diversas possibilidades de uso, para assim incluir cada vez mais pessoas”, destacou a Dendezeiro, em comunicado.

 

Na época do lançamento, mil capelos foram produzidos para Universidade Zumbi dos Palmares e a Universidade Federal do Sul da Bahia. As peças foram apresentadas no desfile da Dendezeiro no São Paulo Fashion Week.