Carlinhos Brown é artista com mais composições entre vencedoras do título 'Música do Carnaval'
Por Bianca Andrade
Dos 30 anos de 'Troféu Bahia Folia', a música baiana teve uma caneta de ouro favorita para o título de Música do Carnaval. Dono de um acervo com mais de 900 obras musicais registradas no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), Carlinhos Brown é o artista que mais venceu como compositor o prêmio organizado pela TV Bahia que determina, através de votação do público, qual foi o hit da folia na capital baiana.
A primeira grande conquista de Carlinhos Brown no Troféu Bahia Folia foi em 1996, com a música 'Margarida Perfumada', interpretada pela Timbalada de Xexéu, Patrícia e Ninha. Na canção, o Cacique divide a composição com Cicero Menezes. A música se tornou uma das mais famosas da banda percussiva criada por Brown em 1991 e segue como um dos sucessos da folia.
O cantor dominou a premiação vencendo em 1997, com 'Rapunzel', interpretada por Daniela Mercury. Na canção, que faz parte do disco 'Feijão com Arroz', Brown divide a composição com Alaim Tavares, que também foi o parceiro do artista em 1998, quando o músico ganhou o título com 'A Latinha', da Timbalada.
Brown voltou a aparecer como vencedor na competição em 2004, em outra parceria com Daniela Mercury. A música 'Maimbe Dandá', que Brown compôs com Mateus Aleluia, foi um dos grandes hits do ano e segue como uma das favoritas do público no repertório de Daniela.
A última aparição de Brown na premiação foi ao lado de Alaim Tavares em 2009, quando deu a Ivete Sangalo um dos maiores sucessos da artista naquele ano, 'Cadê Dalila'.
Fora do Troféu Bahia Folia, Margareth é uma das artistas que mais gravaram músicas de Brown, com destaque para 'Dandalunda', presente do Cacique para a atual ministra da Cultura.
Atrás dela vem Daniela Mercury, com duas músicas campeãs do título, 'Maimbe Dandá' e 'Rapunzel'. Em terceiro lugar fica o Chiclete com Banana, que gravou um dos maiores sucessos da história de Brown como compositor, 'Selva Branca'.
Lançada em 1987 no LP 'Fé Brasileira', a composição feita em parceria com Vevé Calazans, já foi considerada pelos foliões como "a música do arrebatamento" pela potência sonora.
Nos bastidores do show 'Chame Gente', evento realizado por Armandinho Macêdo, Brown contou a história do sucesso eternizado na voz de Bell Marques, e que teve a primeira versão gravada em um dueto com Silvinha Torres. A faixa não concorreu ao título porque o troféu só foi existir sete anos depois.
"Eu estava vivendo um dos momentos mais lindos da minha vida, que era um romance com a mãe da minha filha Nina, na qual eu chamava de Selva Branca. Eu estava tão apaixonado, e Vevé escrevia para Fafá de Belém, Gonzaguinha, para vários outros grandes nomes, e eu falava 'Vevé, eu só vou até aqui, eu não consigo'. Eu tinha o 'Oooooo', mas não conseguia terminar. E eu disse para ele, 'Vevé, eu tenho certeza, se eu fizer essa música eu vou casar com essa mulher que eu amo tanto'. E não foi diferente, a história aconteceu, mas o olhar de Bell para essa música foi importante."
O topo da lista de maiores intérpretes de Brown fica com o “filho” do cantor, a banda Timbalada. De acordo com o Instituto Memória Musical Brasileira (Immub), o grupo percussivo criado em 1991 pelo artista tem mais de 100 músicas gravadas por eles.
Um dos destaques é a canção ‘Toneladas de Desejo’, que não ganhou o título de Música do Carnaval, mas é sempre lembrada pelo público como uma das grandes canções da festa. A composição solo de Brown integrou o LP ‘Cada Cabeça É um Mundo’, de 1994, e teve a primeira versão gravada com Marisa Monte. 'Ashansu', em parceria com Mateus Aleluia, lançada em 2008, no disco 'Serviço de Animação Popular', também se tornou símbolo da folia.
Em 2025, Brown aparece como compositor apenas de uma música, ‘Nega Meiguice’, aposta do artista para a festa. Quem domina a lista com mais composições no Troféu Bahia Folia é Samir Trindade com quatro músicas, seguido de Ed Nobre e Arthur Ramos, com três composições cada. Diggo, Rafinha RSQ, Gigi Cerqueira, Escandurras, Fábio Almeida e Adriel Max estão empatados com 2 composições.
Confira a lista completa:
(CLIQUE NAS MÚSICAS PARA OUVIR/ os artistas sem link não disponibilizaram a canção nas plataformas digitais até o momento)
- Algodão Doce - Vinny Nogueira Feat Igor Kannário (composição de Iatta Compositor, João Mariano, Kaio Oliveira, Luan Sacada e Lucca Lyra)
- Amor Preto - Araketu (composição de Fabio Anderson Silva e Marieli de Jesus)
- Aposta - Tony Salles (composição de Ed Nobre, Diggo, Rafinha RSQ, Adriel Max)
- Axé Salvador - Daniela Mercury (composição de Aila Menezes, Daniela Mercury, Edu Casanova, Escandurras, Gabriel Mercury, Juliano Valle, Malú Mercury, Pierre Onassis e Topera)
- Bateu a Ideia - Xanddy Feat Tomate (composição de Tomate e Hullax)
- Botadinha de Verão - Renanzinho CBX (composição de Renanzinho CBX, Rafinha RSQ e Fábio Gonçalves)
- Carta ao Axé - Tatau (composição de Tatau)
- Dobrar o Verão - Alinne Rosa (composição de Alinne Rosa)
- É a Bahia - La Fúria, Parangolé e Escandurras (composição de Filipe Escandurras e Bruno Magnata)
- É o Naipe - Cirilo Teclas (composição de Eric Santos e Danilo Cowboy)
- Em Você - Olodum Feat Pedro Pondé e Saulo (composição de Pedro Pondé)
- Êta Novinha - Léo Santana (composição de Gabriel Cantini, Patrick Ferreira, Sueldo Lima, Lee Pockriss e Paul Vance)
- Eu Deixo Pra Lá - Carla Cristina Feat Banda Eva (composição de Vicka e Nathan Carvalho)
- Eu, Fevereiro e Você - Claudia Leitte (composição de Adenilson Peluso, Cláudia Leitte, Luciano Pinto e Roberto Moura)
- Fervo na Cidade - Timbalada (composição de Diggo, Ed Nobre, Samir Trindade e Adriel Max)
- Jogadinha - É o Tchan (composição de Duller, Fábio Alcântara, Beto Jamaica, Compadre Washington e Pio Medrado)
- Mexer Mexer - Pagodart Feat Léo Santana (composição de Léo Santana, Luciano Chaves, Ed Nobre)
- Moda Baiana - Durval Lélys (composição de Fabio O'brian, Gigi Cerqueira, Dan Kambaiah)
- Molen-Molen - Psirico Feat É o Tchan, Rubinho, Pagodart e Guig Ghetto (composição de Artur Moura, Jota Telles, Marcio Victor Brito Santos, Uedson Péricles)
- Nêga Meiguice - Carlinhos Brown (composição de Carlinhos Brown)
- No Seu Corre - Jammil Feat Filhos de Jorge (composição de Manno Góes)
- O Verão Bateu em Minha Porta - Ivete Sangalo (composição de Samir Trindade, Radamés Venancio, Ivete Sangalo e Gigi Cerqueira)
- Olodum Reggae Blues - Banda Mel (composição de Lande Onawale e Carlinhos Maracanã)
- Pipoca, Povo, Presente - Saulo (composição de Saulo Fernandes)
- Pula Alto - Banda Eva (composição de Vini Rodrigues, Magary Lord, Samir Trindade e Arthur Ramos)
- Puro Suco de Bahia - Alexandre Peixe (composição de Alexandre Peixe e Arthur Ramos)
- Resenha do Arrocha - J. Eskine (composição de Alef Donk, Bergui Compositor, Deene Compositor, Jonathan Eskine, Levi Amidia, Luan Lucas, Lá Furia Compositor, Novo Assunto, OGerente Compositor, OPLAYBA Compositor, OPredileto Compositor, OTruta Compositor e PRBlack Compositor)
- Só o Básico - Guig Ghetto (composição de Luciano Chaves, Magno Sant'anna, Samir Trindade)
- Sol, Verão, Relaxa - Parangolé Feat É o Tchan (composição de Lincoln Senna, Marlon Nunes, Rodrigo Hit, Webert Jesus)
- Subindo Que Nem Foguete - Edcity (composição de Edcity e Psico Compositor)
- Subo o Morro - Filhos de Jorge (composição de Gileno Gomes, Arthur Ramos, Dan Vasco, Fábio Alcântara, Ingrid Lara de Souza Santos e Milton Sergio da Rocha Silva)
- Trio do Amor - Cheiro de Amor (composição de Arthur Ramos, Lukinhas, Noug, Segundinho e Xaand)
- Ventilador - Papazoni Feat É o Tchan (composição de Marron, Luciano e Pé de Pato)