MP-BA promove ação de educação inclusiva no Barradão antes do Ba-Vi
Por Redação
O Barradão será palco de uma ação de conscientização sobre educação inclusiva antes do Ba-Vi deste domingo (23), às 16h. A iniciativa será promovida pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação (Ceduc), antes do clássico entre Vitória e Bahia.
A atividade integra o projeto “Educação Inclusiva” e contará com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e dos clubes envolvidos. A proposta é utilizar o alcance do futebol para reforçar a importância do direito à educação inclusiva, do respeito à diversidade e da garantia de condições adequadas de aprendizagem.
Segundo dados do Censo Escolar de 2025, o projeto já reúne 25 municípios baianos e atende diretamente 11.331 estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA), altas habilidades ou superdotação. As ações também alcançam, de forma indireta, os 142.946 alunos das redes municipais participantes.
Até o momento, 80% dos municípios que aderiram à iniciativa realizaram oficinas de formação com a participação da equipe do projeto.
Esta não será a primeira vez que o MP-BA utilizará uma partida de futebol para divulgar a campanha. Em 2024, uma ação semelhante foi realizada durante o confronto entre Bahia e Flamengo, na Arena Fonte Nova, diante de mais de 43 mil torcedores.
