O sonho americano: Estados Unidos atropela Paraguai no primeiro tempo e vence na estreia da Copa
Por Carlos Matos
Os Estados Unidos fecharam com chave de ouro a abertura dos países-sedes na Copa do Mundo de 2026, nesta sexta-feira (12). Os norte-americanos derrotaram o Paraguai por 4 a 1, no SoFi Stadium, na Califórnia, com uma noite iluminada de Christian Pulisic – para os mais íntimos, Lebron James do ‘soccer’ – e Folarin Balogun, que marcou duas vezes. Mesmo com o gol de Maurício, brasileiro naturalizado que joga no Palmeiras, já era tarde demais para uma revolta sul-americana.
Com a presença de famosos artistas norte-americanos – além da californiana Katy Perry, que se apresentou na cerimônia de abertura –, os Estados Unidos precisaram “apenas” de um ótimo primeiro tempo para construir a vitória na estreia da Copa. Com sete minutos de jogo, Pulisic fez uma bonita jogada e passou no meio da área. Damián Bobadilla, do São Paulo, tentou cortar o passe, mas acabou ateando contra o próprio patrimônio, deixando 1 a 0 para os donos da casa.
Aos 31 minutos, Christian Pulisic, camisa 10 dos EUA, fez nova jogada de efeito e passou para Folarin Balogun, que balançou as redes. Nos acréscimos do primeiro tempo, foi a vez de Malik Tillman dar um bom lançamento para Balogun driblar o zagueiro e fazer 3 a 0.
Na segunda etapa, após a parada para a hidratação, o Paraguai conquistou a posse depois de uma dividida e o atacante Júlio Enciso, com um passe, encontrou Maurício progredindo na área. O camisa 11 bateu cruzado e diminuiu para Os Guaranis. Nos acréscimos, ainda deu tempo de Giovanni Reyna fazer um golaço de trivela e fechar a conta por 4 a 1 na estreia do Grupo D da Copa.
Agora o cronograma da primeira fase da Copa do Mundo volta para sua programação normal neste sábado (13) e o Catar enfrenta a Suíça, no segundo jogo da primeira rodada do Grupo B, ás 16h, no Levi's Stadium, em Santa Clara, nos Estados Unidos. Às 19h, vai ser a vez da Seleção Brasileira, que pega Marrocos no MetLife Stadium, em Nova Jersey.
