Leonardo Gonçalves garante terceiro bronze brasileiro no Grand Slam de Abu Dhabi
Por Redação
O judoca Leonardo Gonçalves conquistou, neste domingo (30), a medalha de bronze na categoria -100 kg do Grand Slam de Abu Dhabi 2025. Ele venceu três combates e foi superado apenas nas quartas de final. Com o resultado, o Brasil encerrou a competição com três bronzes, somando o desempenho de Daniel Cargnin e Rafaela Silva no dia anterior.
Na luta que valeu o lugar no pódio, Gonçalves derrotou Simeon Catharina, dos Países Baixos, reduzindo a vantagem do adversário no histórico de confrontos, agora em 3 a 2. Os dois não se enfrentavam desde o Grand Slam de Tel Aviv, em 2021, quando o brasileiro também saiu vencedor.
Atual quinto colocado no ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF), Gonçalves integrou a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde conquistou o bronze na disputa por equipes mistas.
Esta é a quarta medalha do atleta em Grand Slams. Em 2025, ele já havia alcançado a prata nas etapas de Paris e Baku. Em 2023, também subiu ao pódio com o bronze em Tel Aviv.
