Feira de Santana publica edital de concessão do Joia da Princesa; Fluminense de Feira mantém interesse
Por Thiago Tolentino
A Prefeitura de Feira de Santana publicou, nesta terça-feira (18), no Diário Oficial Eletrônico, o aviso de abertura da licitação nº 95-2025-10L, que prevê a concessão onerosa para requalificação, exploração, operação e manutenção do Estádio Alberto Oliveira, o tradicional Joia da Princesa. O processo marca mais um capítulo na tentativa de transferir a gestão do equipamento para a iniciativa privada, tema que já vinha sendo discutido desde a administração anterior.
O edital, elaborado pela Comissão Especial de Licitação (CEL), estipula que o critério de julgamento será o maior valor ofertado pela parcela fixa da outorga. A sessão pública está marcada para 19 de janeiro de 2026, às 08h30, na sede do Departamento de Gestão de Compras e Contratações. A informação foi antecipada pelo site O Protagonista FSA e confirmada pelo Bahia Notícias.
A CEL é composta por Lavinia Vilas Boas Santos Nogueira (presidente), Elimar Luiz de Oliveira Júnior, Luciana Lima Flores Nascimento, Diego Santana Oliveira e Osmário de Jesus Oliveira.
FLUMINENSE DE FEIRA SURGE COMO INTERESSADO
A licitação publicada nesta semana dialoga diretamente com informações já reveladas em setembro pelo Bahia Notícias, que apurou que o Fluminense de Feira aparece como o maior interessado em assumir a administração do estádio. O clube se tornou SAF em 2022, com investimento mínimo previsto de R$ 60 milhões da empresa feirense Core3, e tem acompanhado o processo desde sua fase inicial.
Segundo membros ouvidos pela reportagem do BN, o clube aguarda com expectativa o andamento da concessão: "Até hoje a gente não teve a resposta. Estamos aguardando, e aguardando com muita ansiedade", disse um dirigente do Touro do Sertão à época.
A proposta de Parceria Público-Privada (PPP) para o Joia da Princesa teve início ainda no governo Colbert Martins Filho (MDB) e continuou sob a gestão do atual prefeito, José Ronaldo. Em março, a secretária municipal de Administração, Sandra Peggy, publicou a Portaria nº 004/2025, que instituiu oficialmente a CEL para condução do processo.
O Joia da Princesa, inaugurado em 1953, segue ativo no futebol baiano. Em 2025, recebeu partidas do Baianão, da Série B estadual, além de jogos do Bahia no Brasileiro Feminino, nas categorias de base e até um confronto da equipe principal no estadual.
A expectativa da Prefeitura, reforçada tanto no edital quanto nas manifestações públicas sobre o tema, é de que a concessão permita uma revitalização completa do espaço, ampliando sua utilização para eventos esportivos, culturais e sociais, tornando o estádio um equipamento multifuncional para Feira de Santana.
ADITIVO CONTRATUAL
Além da licitação, o Diário Oficial trouxe o Aditivo nº 446-2025-12AC relativo ao contrato nº 531-2020-124 com a empresa Célia Marina Dias dos Santos Ltda.. O prazo de execução foi prorrogado por mais 12 meses, totalizando um valor acumulado de R$ 10.142.577,09. O aditivo foi assinado pelo prefeito José Ronaldo (União), no dia 10 de novembro de 2025.
