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Fórmula 1 adota sistema inovador para combater calor extremo nos cockpits; entenda

Por Redação

Foto: Reprodução/Instagram/@stakef1team

A Fórmula 1 vai contar com um novo aliado contra o calor sufocante dentro dos carros. Trata-se do Cypher Pro Micro Cooler, dispositivo desenvolvido pela empresa norte-americana Chillout Motorsports. Apesar de parecer um ar-condicionado, na prática ele funciona como um sistema hidráulico ultraleve conectado diretamente à roupa íntima à prova de fogo dos pilotos. O sistema foi homologado pela FIA nesta semana. Veja: 

 


Foto: Divulgação
 

O equipamento distribui fluido resfriado por quase 50 metros de tubos finíssimos espalhados pelo tronco e pelas costas do competidor, ajudando a reduzir a temperatura corporal em corridas sob calor intenso. O coração do sistema é uma caixa dedicada com microprocessador e tecnologia de refrigeração, projetada para atender aos exigentes padrões de segurança contra incêndio estabelecidos pela FIA.
 

De acordo com a federação, o cooler poderá ser acionado sempre que a temperatura ambiente registrada pelas estações meteorológicas oficiais ultrapassar 31°C. A medição leva em conta apenas o clima externo, mas não o calor interno dos carros, que costuma chegar facilmente a 50°C ou 60°C durante as provas.
 

Atualmente, o sistema é independente da parte elétrica dos carros. Mas, a partir de 2026, será integrado ao conjunto do cockpit e terá caráter obrigatório, passando a ser tratado como um item de segurança — na mesma linha de inovações como o halo e o Hans.
 

A decisão da FIA não veio por acaso. O calor extremo do GP do Catar, em 2023, levou diversos pilotos ao limite físico, com relatos de desmaios, náusea e desidratação após a corrida. O episódio acendeu o alerta sobre a necessidade de um recurso adicional para preservar a saúde dos competidores.
 

Com a adoção do Cypher Pro Micro Cooler, a expectativa é de que situações semelhantes fiquem no passado, especialmente em pistas conhecidas pelo clima sufocante, como Singapura, onde a sensação térmica dentro dos cockpits pode superar em até 12°C a temperatura ambiente.