Alisson lidera convocações da Premier League para a Seleção Brasileira rumo à Copa de 2026; veja números
Por Thiago Tolentino
O ciclo da Seleção Brasileira após a Copa do Mundo do Catar tem um protagonista claro: a Premier League. Entre janeiro de 2023 e agosto de 2025, 106 convocações de atletas que atuam ou atuaram na liga inglesa receberam chance de vestir a camisa verde e amarela — número que supera qualquer outra competição no período e representa cerca de 37% das 283 convocações realizadas ao longo desses três anos.
O goleiro Alisson Becker, do Liverpool, segue como peça fundamental da Seleção. Com 8 convocações desde o início do ciclo, ele se mantém como referência na posição, entre outros nomes da Premier League como Bruno Guimarães (11), Gabriel Magalhães (8) e Ederson (9) — este último, inclusive, deixou a Premier League rumo ao futebol turco e pode ficar de fora do radar de Ancelotti.
Com mais de 100 convocações pela Seleção, Alisson é um dos pilares da equipe. Desde 2023, ele foi chamado por quatro técnicos diferentes — Ramon Menezes, Fernando Diniz, Dorival Júnior e Carlo Ancelotti — e consolidou mais uma vez a sua posição de referência no gol brasileiro.
O goleiro do Liverpool tem se tornado símbolo de estabilidade em um período de renovação, no qual 38 jogadores estrearam na Seleção Brasileira. Apesar da chegada de promessas como Endrick, Vitor Roque, Estevão e João Pedro, Alisson segue sendo presença constante, e já desponta como postulante a uma das três vagas para o gol na Copa de 2026. Ele soma 8 participações em 12 listas desde 2023, mostrando que o treinador Carlo Ancelotti, mesmo em início de ciclo, confia em sua experiência e liderança.
A Premier League se tornou a base do Brasil neste ciclo, indicando que o futebol inglês tem seu grau de importância para a manutenção no padrão de excelência da Seleção. Entre os 283 atletas convocados desde 2023, aproximadamente 37% jogam ou jogaram na Premier League, incluindo nomes que aparecem com frequência, como os de Bruno Guimarães, Gabriel Magalhães e Lucas Paquetá, além de Alisson.
Com quatro convocações restantes antes da lista final, Alisson tem grandes chances de manter seu lugar na equipe que disputará a Copa do Mundo de 2026, marcada para começar em 11 de junho e terminar em 19 de julho.
A cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2026 está marcada para 11 de junho, e a grande final acontece em 19 de julho. Antes disso, em 5 de dezembro de 2025, o sorteio dos grupos revelará o caminho de cada seleção. Até lá, a repescagem seguirá como a última chance de sonho para equipes que ainda buscam o palco maior do futebol mundial.
O torneio será o primeiro da história com 48 seleções participantes, abandonando o tradicional formato com 32 equipes. Até o momento, 18 seleções já carimbaram o passaporte para o Mundial.