Gabriel Bortoleto termina em penúltimo no Japão e segue sem pontuar na F1 2025
Por Redação
O brasileiro Gabriel Bortoleto encerrou o Grande Prêmio do Japão na 19ª e penúltima posição, após largar em 17º e enfrentar dificuldades ao longo da prova. Ainda sem pontuar na temporada 2025 da Fórmula 1, o piloto da Sauber teve uma corrida apagada, marcada por uma largada ruim e desempenho limitado do carro.
Logo na primeira volta, Bortoleto perdeu posições para Esteban Ocon, Jack Doohan e Lance Stroll, caindo para a última colocação. Após a corrida, ele reconheceu a falha inicial, mas destacou a diferença de estratégia entre os pilotos.
“Sobre a estratégia, a gente decidiu antes da corrida e assumiu ela. Minha largada não foi muito boa, não consegui sair bem. Tinham dois pilotos com pneus macios atrás de mim, então era óbvio que eu não ia ficar na frente deles na largada. Dava para ter segurado o Ocon, mas ele teve uma largada um pouco melhor do que a minha e me passou”, declarou à Band.
Durante a prova, o brasileiro manteve um ritmo similar ao dos pilotos do fundo do grid e terminou à frente de Stroll, o único que fez duas paradas nos boxes. Nas voltas finais, reduziu a diferença de 2s5 para Ocon, mas não conseguiu efetuar a ultrapassagem.
O traçado de Suzuka, conhecido pelas poucas oportunidades de ultrapassagem, também contribuiu para o resultado modesto, mesmo com o uso do DRS.
“A gente sabe que Suzuka é um circuito muito difícil de ultrapassar, a gente só é capaz quando tem uma vantagem muito grande. No final, eu estava bem mais rápido que o Ocon, mas estava difícil. (...) A parte boa de hoje foi só terminar a corrida, entender os pneus. Entre os caras na minha frente, eu era quem tinha mais pneu. Acho que se a pista tivesse mais oportunidade de ultrapassar, eu conseguiria”, afirmou.
Com o resultado, Bortoleto segue entre os cinco pilotos que ainda não pontuaram na temporada, ao lado de Fernando Alonso, Jack Doohan, Liam Lawson e Pierre Gasly. Sua melhor colocação até o momento foi o 14º lugar no GP da China.
A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, em 13 de abril, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir, pela quarta etapa do campeonato.