Shopping da Bahia abre período de entrega de passaportes para o Carnaval com lançamento da Operação Abadá
O Carnaval começou mais cedo no Shopping da Bahia (SDB). Concentrando cerca de 90% das estruturas e lojas de blocos e camarotes da folia, o centro de compras recebeu, nesta quinta-feira (29), a coletiva de lançamento da Operação Abadá, responsável pela entrega da maior parte dos abadás do Carnaval de Salvador, promovida em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
A ação detalha o esquema montado para o período de entregas de passaportes e abadás de camarotes e blocos do Carnaval de Salvador, que começa oficialmente no dia 12 de fevereiro. A partir do dia 8, os pontos de venda instalados no shopping passam a funcionar também como locais de retirada dos abadás.
Neste ano, o Shopping da Bahia reúne lojas e pontos de entrega de 12 camarotes, entre eles Ondina, Harém Soho, Expresso 2222 e Salvador. O espaço também concentra a retirada de abadás de mais de 15 blocos, como Vumbora, Camaleão e Bloco da Quinta, comandados por Bell Marques; Coruja, puxado por Ivete Sangalo; Bloco do Nana, com Léo Santana; Crocodilo, de Daniela Mercury; e Largadinho, liderado por Claudia Leitte.

Wilton Oliveira, superintendente do Shopping da Bahia. Foto: Divulgação
Em entrevista ao BN Hall, o superintendente do centro de compras, Wilton Oliveira, destacou a estrutura montada para atender foliões e clientes, além da parceria com as forças de segurança. “Costumamos falar que o Carnaval começa aqui no SDB porque, além da abertura da operação de hoje, a maior parte da entrega de abadás e fantasias passa por aqui. Essa parceria com a Secretaria da Segurança Pública nos ajuda a seguir proporcionando conforto e segurança aos nossos clientes”, afirmou.
Segundo ele, o shopping funcionará durante todos os dias da folia, com programação especial. Entre as atividades previstas está o Bloquinho Kids, que acontece de domingo a terça-feira de Carnaval, a partir das 15h, gratuitamente, na Praça de Verão, no 2º piso. A atração ficará por conta do Grupo Stripulia, voltada para famílias e crianças.

Joaquim Nery, da Central do Carnaval. Foto: Divulgação
Outro destaque do período é a atuação da Central do Carnaval, considerada a maior empresa da Bahia na comercialização de abadás e ingressos para camarotes. É estimado que um grande fluxo de público passe pelo centro de compras. “A expectativa é que circulem aqui entre 120 e 150 mil clientes. Com a Operação Abadá, as pessoas se sentem mais seguras para vir retirar o seu abadá e voltar para casa”, informou a Joaquim Nery, nome à frente da empresa. Ainda segundo a Central, a meta é atender mais de 65 mil clientes, o que representa cerca de 130 mil abadás. “É um número histórico, com cada cliente adquirindo, em média, dois abadás. Estamos muito otimistas em relação ao Carnaval e trabalhamos com 23 blocos e 15 camarotes, com opções para todos os preços e gostos, o que mostra a democratização da festa”, afirmou.
REFORÇO NA SEGURANÇA
Durante o período de entregas, entre os dias 8 e 17 de fevereiro, a Secretaria da Segurança Pública prevê o reforço do policiamento no entorno do shopping. Durante o lançamento da operação, o secretário da SSP, Marcelo Werner, informou que cerca de mil policiais, entre civis e militares, vão atuar na ação.
“A gente garante, com essa parceria, a segurança a todos os foliões, turistas e baianos que vêm fazer a retirada das suas fantasias. Além disso, há um acompanhamento em todas as ruas de acesso realizado pela Polícia Militar. Também contamos com o sistema de monitoramento da Secretaria da Segurança Pública, para que possamos fazer o acompanhamento e, se for o caso de alguma ocorrência, realizar uma investigação de maior qualidade, mais rápida e mais eficiente”, explicou.

Marcelo Werner, secretário da Segurança Pública. Foto: Divulgação
O secretário destacou ainda o trabalho integrado entre policiamento ostensivo e investigação. “A gente vem trabalhando muito com o reforço do policiamento, mas também com a investigação. As ações prévias já vêm sendo realizadas nesse trabalho de parceria e a expectativa é ter mais uma Operação Abadá de sucesso, como foram as dos anos anteriores”, completou.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
