Cannes Lions – Dia 3: Criatividade consistente, marcas mais fortes
O terceiro dia do Festival de Criatividade de Cannes reforçou uma mensagem poderosa: criatividade aliada à repetição estratégica traz resultados duradouros. A programação começou com o café da manhã oferecido pela ABAP no estande da Rede Globo, um momento de encontro e congraçamento entre lideranças regionais e nacionais da publicidade brasileira, representantes das principais agências e executivos da Globo. Um espaço valioso para troca de ideias e fortalecimento de conexões.
Ao longo do dia, diversas palestras tomaram os teatros e salões do festival, sempre com plateias cheias e temas relevantes. O fio condutor das apresentações foi a importância da consistência na comunicação criativa. Casos reais demonstraram como marcas que apostam em narrativas contínuas, símbolos icônicos e personagens recorrentes — como garotos-propaganda ou mascotes — conseguem não apenas consolidar sua identidade, mas também ampliar valor de marca, margem de lucro e preferência do consumidor.
Foi evidenciado como campanhas bem construídas, quando mantêm coerência ao longo do tempo e se adaptam com inteligência às múltiplas plataformas, tornam as marcas mais desejadas, simpáticas e valorizadas no mercado — inclusive refletindo diretamente no valuation das empresas.
Entre os destaques do dia, o carismático Jimmy Fallon (criador e apresentador) levou o público ao riso e à inspiração com a apresentação de “On Brands”, um novo reality show que vai estrear na TV. O programa une entretenimento e publicidade em um formato original, em que os competidores (pessoas reais) desenvolvem campanhas reais para marcas reais, diante das câmeras. A proposta foi recebida com entusiasmo e muitos aplausos — e a segunda temporada já está confirmada antes mesmo da estreia da primeira.
Foi um dia repleto de insights, aplausos e filas longas para assistir aos conteúdos mais aguardados — especialmente os que uniram o mundo da TV, de Hollywood e da publicidade criativa.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.