Treino com Ju by BN Hall promove aula de defesa pessoal feminina com Cleilson Leal e Igor Menezes
Muito além da prática esportiva, o primeiro encontro do Treino com Ju by BN Hall, realizado neste domingo (26), na Arena Mali, também abriu espaço para um tema cada vez mais importante: a segurança feminina. A programação contou com uma aula especial de defesa pessoal ministrada pelos instrutores Cleilson Leal e Igor Menezes, que compartilharam técnicas e orientações voltadas à prevenção e à reação em situações de risco.
Com mais de três décadas dedicadas às artes marciais, o educador físico e sensei de Aikido (3º Dan) Cleilson Leal conduziu a atividade ao lado de Igor Menezes, nutricionista e instrutor de defesa pessoal. Juntos, eles apresentaram situações do cotidiano, abordando posicionamento corporal, percepção de risco, equilíbrio emocional e técnicas para se desvencilhar de agarramentos e outras formas de agressão.
Segundo Cleilson, o principal diferencial da defesa pessoal está na inteligência do movimento, em que a técnica e a capacidade de tomada de decisão são mais importantes do que a força física.
“Infelizmente, os casos de violência contra a mulher ainda fazem parte da nossa realidade. A defesa pessoal não elimina esse problema, mas oferece conhecimento, aumenta a percepção de risco e proporciona mais confiança para agir diante de uma situação de perigo. Além da proteção física, ela fortalece a autoestima e a sensação de segurança”, destacou.
O sensei também ressaltou que o objetivo da aula vai além do aprendizado técnico. “Acredito que a defesa pessoal deve ser acessível a todas as mulheres. Meu propósito é criar um ambiente acolhedor, onde elas possam aprender sem medo, desenvolver a autoconfiança e perceber que pequenas atitudes e técnicas corretas podem fazer grande diferença em uma situação de risco”, afirmou.
Para Igor Menezes, a oportunidade de participar da ação reforça a importância de ampliar o acesso a esse tipo de conhecimento. “Agradeço ao BN Hall por essa oportunidade. Fizemos um trabalho muito bacana orientando as mulheres, e isso é extremamente importante. A defesa pessoal é uma ferramenta que pode fazer diferença na vida delas”, disse.
O instrutor destacou ainda que qualquer aprendizado pode representar um ganho significativo em situações reais. “Como foi falado durante a aula, 1% já é melhor do que nada. Conseguimos mostrar um pouco do nosso trabalho e acredito que esse conhecimento pode agregar bastante para quem participou”, completou.
A atividade integrou a programação do Treino com Ju by BN Hall, projeto idealizado pela corredora e triatleta Julia Gallas, que inicia uma nova fase ao lado da coluna social do Bahia Notícias. Além do treino funcional e do café da manhã, o encontro reuniu dezenas de participantes em uma manhã dedicada ao bem-estar, à integração e ao fortalecimento feminino.
Siga o @bnhall_ no Instagram e fique de olho nas principais notícias.
