Ministério da Saúde publica atualização do protocolo de tratamento para doença falciforme
Por Redação
O Ministério da Saúde atualizou o protocolo de tratamento para doença de falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação chega após o país contar com 2 novos medicamentos para tratamento de pacientes com a enfermidade. A inclusão chega em meio a uma mudança no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença de falciforme, divulgada pela pasta anteriormente, no mês de novembro.
Segundo o documento, foram incorporados nesta nova norma, a alfaepoetina, indicada para pacientes com comprometimento renal e níveis baixos de hemoglobina. O medicamento é classificado como uma nova alternativa terapêutica para aumentar a produção de glóbulos vermelhos; e uma nova apresentação da hidroxiureia, em cápsulas de 100 mg.
Anteriormente o remédio estava disponível apenas em cápsulas de 500 mg. Segundo o órgão, a nova apresentação vai possibilitar o uso em pacientes pediátricos, a partir de 9 meses.
O novo texto possui ainda recomendações sobre manifestações clínicas e diagnósticos laboratoriais para diferentes perspectivas da doença, além da inclusão dos novos produtos. A avaliação foi feita pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).