PT projeta próximos anos com foco em fortalecimento da democracia, diz Éden Valadares
Por Mauricio Leiro / Leonardo Almeida
Ao projetar os próximos anos do Partido dos Trabalhadores, o secretário nacional de Comunicação da sigla, Éden Valadares, afirmou que o PT chega aos 46 anos com energia para ampliar sua atuação política, fortalecer a democracia e aprofundar a agenda social no país. A projeção foi realizada neste sábado (7), durante as comemorações do aniversário do partido, realizadas em Salvador, com a presença de lideranças nacionais e estaduais.
Segundo Éden, o PT entra neste novo ciclo político respaldado por uma trajetória diretamente ligada à história democrática brasileira.
“A trajetória do PT se confunde com a luta pela democracia no Brasil desde o movimento pró-PT em 1978, com a abertura democrática em 86. Quando a gente foi derrotado, a gente cumpriu o papel de oposição como um homem da Constituição, como um homem da democracia. Quando a gente ganhou, a gente foi governar”, disse.
Ao tratar da identidade histórica do partido, Éden ressaltou o papel do PT na ampliação da participação política das camadas populares.
“São 46 anos de luta, dando voz e vez àqueles que nunca tiveram chance no Brasil. O povo trabalhador, aquele povo que mais precisa”, declarou, ao afirmar que o partido se consolidou como representação política desses segmentos.
Na avaliação do secretário, o futuro do PT passa pela consolidação dos avanços obtidos no atual governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente após o período de retrocessos institucionais.
“A gente vem com três anos do presidente Lula reconstruindo o nosso país, reconstruindo o posicionamento do Brasil no cenário internacional. Já reconstruímos o cinturão de proteção social, retomamos a capacidade de investimento do Estado, controlamos a inflação e melhoramos o poder de compra do trabalhador”, afirmou Éden.
