Operação Força Total encerra 2025 com integração, presença policial e lançamento da Operação Natal
Por Redação
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) concluiu, nesta quinta-feira (18), a 12ª e última edição de 2025 da Operação Força Total. O fechamento deste ciclo anual marca um período de intenso planejamento estratégico e ampliação da presença policial em todos os 417 municípios do estado.
Com o encerramento da Força Total, a corporação deu início imediato à Operação Natal. A nova iniciativa intensifica o policiamento em centros comerciais, áreas turísticas e locais de grandes eventos, visando garantir a segurança durante o aumento do fluxo de pessoas e dinheiro típico das celebrações de fim de ano.
A mobilização desta quinta-feira registrou ocorrências de impacto na capital e no interior. Em Cajazeiras, Salvador, a ação contou com um reforço especial: o cão farejador Marley, um Labrador especialista em narcóticos do Batalhão de Choque. Com sua ajuda, as equipes localizaram porções de cocaína, maconha e crack escondidas em uma barraca comercial na Rótula da Feirinha.
Já em Itaberaba, no bairro Oriente, guarnições do 11º BPM realizaram uma incursão em área de matagal após denúncias de moradores. A ação resultou na captura de um homem armado e com entorpecentes, que estava acompanhado de outras duas pessoas, incluindo uma adolescente.
Nesta última edição de 2025, a PMBA alcançou indicadores operacionais robustos em apenas 24 horas de mobilização. Foram abordadas 51.954 pessoas e fiscalizados mais de 13 mil veículos e 16 mil motocicletas. O balanço do dia incluiu a apreensão de 14 armas de fogo, a recuperação de 13 veículos roubados, além de 35 prisões em flagrante e o cumprimento de 28 mandados judiciais.
Ao longo de todo o ano, a Operação Força Total se consolidou como um instrumento de prevenção e visibilidade. No acumulado das 12 edições de 2025, a Polícia Militar abordou cerca de 264 mil pessoas em todo o território baiano. O esforço operacional resultou em 164 prisões em flagrante, 87 mandados judiciais cumpridos e a retirada de 121 armas de fogo das ruas.
A instituição ressaltou que, com a Operação Natal agora em curso, o efetivo segue mobilizado para assegurar que o período de convivência familiar e celebração transcorra com respeito, cidadania e máxima segurança para a população baiana.
