VÍDEO: Renan critica PL da dosimetria e fala em “farsa”; Wagner admite acordo de procedimento e nega troca política
Por Redação
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) gerou uma tensão na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado após acusar o governo de acelerar “artificialmente” a apreciação do Projeto de Lei da Dosimetria nesta quarta-feira (17). Segundo ele, houve uma “pressão indevida” na Alta Casa para a votação e chamou a articulação de “farsa”.
“Nós não podemos votar uma matéria dessa a toque de caixa. Ninguém pode obrigar o Senado a votar em 24 horas uma matéria da complexidade dessa”, disse.
O senador afirmou que não participaria de um arranjo político que, segundo ele, configuraria uma “farsa” para liberar rapidamente a pauta do plenário e permitir a votação de outros projetos de interesse do governo no mesmo dia. “Eu não vou participar aqui de farsa nenhuma para possibilitar a votação dessa matéria para que o governo aprecie outra matéria logo mais à tarde”, declarou.
Renan também alertou para os impactos institucionais do projeto, dizendo que a proposta pode desestimular militares legalistas que se recusaram a aderir à tentativa de golpe e fragilizar investigações conduzidas pela Polícia Federal. “Nós vamos frustrar a investigação da Polícia Federal, que juntou provas indiscutíveis para condenar esses golpistas”, afirmou.
Diante das críticas, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), afirmou que houve um acordo de procedimento para permitir o avanço da tramitação do PL da dosimetria, assumindo pessoalmente a articulação.
Wagner reconheceu que procurou Renan para tratar do andamento da matéria, mas negou qualquer troca de apoio político ao conteúdo do texto. Segundo ele, o objetivo foi evitar o prolongamento de um debate que já teria desfecho previsível na CCJ.
“Eu me arrisquei, não me arrependo, de ter vindo aqui para fazer um acordo de procedimento, e não de mérito. No mérito, o meu partido fechou questão contra essa matéria, e o governo orienta voto contra”, afirmou o líder governista.
A oposição também confirmou que houve conversas. O senador Jorge Seif (PL-SC) disse que se reuniu com Wagner, além dos senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Marcos Rogério (PL-RO), para discutir o andamento do projeto da dosimetria.
Renan, por sua vez, afirmou que Wagner teria pedido para “deixar votar” o projeto como parte de uma articulação para destravar a pauta econômica do governo, incluindo a votação de medidas que cortam incentivos fiscais e aumentam a tributação sobre bets, fintechs e juros sobre capital próprio, temas considerados prioritários pelo Ministério da Fazenda para o fechamento do Orçamento de 2026.
