CPI do Crime Organizado convoca Rodrigo Bacellar e convida Garotinho para depor no Senado
Por Redação
A CPI do Crime Organizado no Senado aprovou, nesta terça-feira (9), a convocação do deputado estadual Rodrigo Bacellar (União-RJ), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Os senadores também aprovaram um convite ao ex-governador e ex-secretário de Segurança do estado, Anthony Garotinho.
Bacellar foi preso na semana passada. Ele é suspeito de ter vazado informações sigilosas de uma operação da Polícia Federal que resultou na prisão do deputado Thiego Silva, investigado por suposta ligação com o Comando Vermelho e por usar o mandato para lavagem de dinheiro. Conhecido como “TH Joias”, Thiego teria sido alertado previamente por mensagens enviadas por Bacellar, o que indicaria que o presidente da Alerj tinha conhecimento da ação policial. O deputado deixou sua residência um dia antes da operação, mas acabou preso em outro endereço.
Após a prisão de Bacellar, Garotinho comentou publicamente o caso nas redes sociais: “Como eu havia previsto há alguns dias, Rodrigo Bacellar acaba de ser preso”.
O requerimento para o convite ao ex-governador foi apresentado pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo o documento, Garotinho tem “conhecimento qualificado” sobre a atuação do crime organizado no Rio e suas possíveis conexões com agentes públicos. Para o relator, sua participação será importante para aprofundar a investigação sobre como facções criminosas se infiltram nas estruturas do Estado.
