Ministério da Justiça compra mais de 340 scanners para presídios; equipamentos já foram alvo de reclamações do CV
Por Redação
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) vai adquirir 348 aparelhos de inspeção corporal por raio-x, conhecidos como body scanners, destinados a presídios dos 26 estados e do Distrito Federal. Segundo questionário enviado pelas unidades federativas ao Ministério, há demanda nacional para instalação desse tipo de equipamento em 645 estabelecimentos prisionais.
Os scanners são alvo recorrente de reclamações de integrantes do Comando Vermelho (CV), que contestam o rigor do procedimento. Em alguns estados, o uso dos aparelhos já motivou rebeliões e motins.
O valor previsto para a compra foi mantido em sigilo no edital de licitação com o objetivo de evitar que o preço estimado influenciasse os lances das empresas interessadas. Cada estado deverá aderir à ata de registro de preços e custear a aquisição com recursos próprios.
No estudo técnico que embasa a licitação, o Ministério da Justiça afirma: "Os equipamentos não se destinam somente à substituição de existentes, trata-se de tecnologia nova que visa melhorar os procedimentos de revista, não cabendo em seu lugar ‘upgrade’ de equipamentos antigos ou manutenção. Os equipamentos que serão adquiridos possuem novos recursos como menor dosagem para a realização de inspeção, o que permitirá realizar um maior número de inspeções por ano".
As informações são do Metrópoles.
