Entrega de nova sede da Defensoria em Guanambi marca o encerramento da 4ª Edição do Gabinete Itinerante
Por Redação
A Defensoria Pública da Bahia (DP-BA) inaugurou nesta sexta-feira (28) a nova sede da instituição em Guanambi, marcando o encerramento da 4ª edição do projeto Gabinete Itinerante.
A entrega contou com a presença de várias autoridades como a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) Ivana Bastos, o prefeito de Guanambi Arnaldo Pereira, o prefeito de Pindaí João Veiga, o prefeito de Candiba Reginaldo Martins, o presidente da câmara de vereadores Fausto Azevedo, o corregedor geral de justiça desembargador Roberto Maynard Frank, além da defensora pública geral, Camila Canário.
Canário destacou a importância da expansão estrutural e do fortalecimento das regionais como parte das comemorações pelos 40 anos da Defensoria. “Celebrar os 40 anos da Defensoria Pública da Bahia é também reafirmar o nosso compromisso com a interiorização e com o fortalecimento das regionais. A nova sede de Guanambi simboliza esse avanço: uma estrutura moderna, sustentável e pensada para oferecer um atendimento mais digno, eficiente e acolhedor à população. Cada obra entregue representa mais presença do Estado onde ela é mais necessária", disse.
Construída em um terreno cedido pela prefeitura, a unidade funciona em um econúcleo sustentável, modelo que vem sendo adotado pela instituição em sua política de modernização. O prédio - localizado na rua adjacente à Avenida Joaquim Chaves, atrás da Secretaria Municipal de Assistência Social - foi erguido com módulos pré-fabricados, energia solar, isolamento termoacústico e acessibilidade completa. São 10 gabinetes e áreas administrativas ampliadas, praticamente dobrando a estrutura anterior.
Atualmente, a Defensoria de Guanambi realiza cerca de 200 atendimentos mensais, o equivalente a aproximadamente 50 por semana. Com a nova sede, a expectativa é que a capacidade aumente entre 20% e 30%, permitindo ampliar o alcance do serviço e garantir mais conforto, privacidade e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.
A unidade de Guanambi atende também os municípios de Candiba e Pindaí, além de receber apoio da 1ª Defensoria de Caetité nas demandas criminais de Lagoa Real, prestando serviços a uma população total de mais de 120 mil pessoas. A unidade conta com quatro defensores públicos, além de 24 colaboradores, entre analistas, servidores REDAS, vigilantes, motoboy e estagiários, garantindo suporte técnico e administrativo ao funcionamento da unidade.
Com a nova sede, Guanambi se torna o quinto econúcleo da Defensoria Pública da Bahia. A iniciativa integra um processo contínuo de expansão e padronização das estruturas regionais, reforçando o compromisso da instituição em oferecer atendimento mais qualificado, eficiente e humanizado à população. “Aqui só chegam as pessoas que não tem mais esperança nenhuma. Que acham que não vale nem a pena a gente acreditar que somos filhos de Deus. Aí batem na porta da Defesoria e pedem socorro. E a Defensoria defende, briga, representa essas pessoas, dando dignidade a elas” afirma a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ivana Bastos.
A inauguração encerra a 4ª edição do Gabinete Itinerante, projeto que percorre as regionais da DP-BA para ouvir demandas, fortalecer equipes e aproximar a gestão da realidade de cada território.
