Senai Cimatec abre inscrições para programa que ajuda a aumentar produtividade de micro, pequenas e médias empresas da Bahia
Por Redação
A Bahia se consolidou como destaque nacional em produtividade industrial, alcançando um aumento de 60% entre as empresas participantes do programa Brasil Mais Produtivo. O percentual está muito acima da média nacional, que é de 28%, segundo dados da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), posicionando o estado na vanguarda da eficiência operacional em 2025.
O resultado expressivo é atribuído à parceria com especialistas do Senai Cimatec, que fornecem apoio técnico essencial. Por meio do programa, os consultores realizam a identificação e o diagnóstico de gargalos de gestão e produção em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
A iniciativa oferece consultoria com alto nível de subsídio: 100% para micro e pequenas empresas e 70% para médias empresas, representando uma oportunidade sem custo direto para a maioria dos participantes.
Até o momento, o programa já beneficiou mais de 500 empresas em 31 municípios baianos. A metodologia aplicada foca em técnicas de manufatura enxuta e soluções digitais acessíveis, buscando otimizar processos, reduzir desperdícios e elevar a eficiência. Em atendimentos de manufatura, por exemplo, os ganhos de produtividade chegam a um mínimo garantido de 20%.
O Brasil Mais Produtivo não se limita à consultoria. Ele disponibiliza um pacote completo de apoio, que inclui visitas técnicas especializadas, trilha de capacitação para colaboradores, com certificação emitida pelo SENAI CIMATEC, acesso a ferramentas e conhecimentos focados em planejamento de gestão e adoção de melhores práticas, realização de consultorias em manufatura enxuta e eficiência energética e projetos de transformação digital e implementação de conceitos de smart factories (fábricas inteligentes).
Empresários interessados em fazer parte da próxima etapa do programa e alavancar a produtividade de seus negócios têm até o dia 19 de dezembro para se inscrever. As vagas são limitadas.
