Prefeitura lança programa Mulheres que Protegem em evento com mais de 100 lideranças femininas
Por Redação
Voltado para o fortalecimento das lideranças femininas negras que vivem em área de risco, o programa “Mulheres que Protegem” foi lançado nesta segunda-feira (10), no auditório da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), no bairro do Comércio. O evento contou com a presença da vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, além de gestores municipais das mais diversas secretarias, num diálogo em busca de integração.
A iniciativa faz parte do programa homônimo, executado em parceria com a Defesa Civil (Codesal), secretarias da Reparação (Semur), Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Articulação e Prefeituras-Bairro (SACPB), de modo a fortalecer a liderança de mulheres negras residentes em áreas de risco de Salvador, unindo formação, prevenção e protagonismo feminino, a partir da junção de cultura, proteção civil e políticas de gênero.
“Quem conhece e vive a comunidade sabe que são as mulheres que lideram o crescimento de nosso povo. E isso está nos números, a exemplo do CadÚnico, em que, no item ‘Responsável Familiar’, invariavelmente, temos elas à frente. Hoje, 37% das famílias em vulnerabilidade social são lideradas por mulheres sendo, muitas delas, mães solo que, além de cuidar das crianças, cuidam da vizinhança. E esse número beira os 80% quando diminuímos a faixa de renda”, destacou Ana Paula.
“São elas que possuem esse olhar cuidadoso e generoso com o outro, que se arriscam para denunciar quando uma vizinha sofre violência doméstica ou mesmo outros tipos de violência. E encontros como esses ajudam a solucionar isso de forma mais estruturada, apontando a quem recorrer, a partir da criação desta rede de protagonistas, que têm vozes e falam umas pelas outras", acrescentou a vice-prefeita.
A mesa de abertura do lançamento do programa contou com a presença das secretárias Isaura Genoveva (Reparação) e Fernanda Lordelo (SPMJ), além das subsecretárias Cláudia Cavalcanti (SACPB) e Isabela Cabral (Educação), além da tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Jamile Lutiane e da coordenadora da Codesal, Gabriela Morais.
Tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Jamile Lutiane também reforçou a parceria para o desenvolvimento de ações em prol da população feminina em situação de vulnerabilidade. “Somos atores que mexem com as vidas das comunidades. É importante ter empatia, estar no lugar umas das outras. Desse modo, é importante mencionar esse exemplo de mulheres que fazem a diferença nas comunidades onde residem”, assinalou.
Para a Agente de Saúde Sandra Regina dos Santos, de 53 anos, ações como o Mulheres que Protegem servem para enfatizar o protagonismo feminino na cidade.
