EUA investigam frigoríficos por suposta manipulação de preços; JBS está entre as empresas citadas
Por Redação
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou, nesta sexta-feira (7), uma investigação sobre a atuação das maiores empresas de processamento de carne do país. O frigorífico brasileiro JBS está entre as quatro multinacionais mencionadas no comunicado divulgado pela Casa Branca.
De acordo com o governo norte-americano, o inquérito busca apurar possíveis práticas de conluio e manipulação de preços por parte das companhias do setor. “Os frigoríficos estariam elevando artificialmente os preços da carne bovina por meio de conluio ilícito, fixação de preços e manipulação de preços”, afirmou o presidente Donald Trump, em publicação nas redes sociais.
O comunicado da Casa Branca destacou que a iniciativa faz parte de um esforço para “reprimir cartéis estrangeiros” e “restaurar a concorrência justa” na indústria de carnes.
Além da JBS, as empresas Cargill, Tyson Foods e National Beef também são alvo da apuração. Segundo o governo dos Estados Unidos, as quatro companhias concentram cerca de 85% do mercado de processamento de carne bovina no país, percentual bem superior aos 36% registrados em 1980.
