Em discurso de abertura, presidente do TJ-BA destaca aumento de 1.000% nos júris realizados em 2025
Por Aline Gama / Paulo Dourado
A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, destacou , durante a cerimônia de abertura do Mês Nacional do Júri e da Semana Nacional de Conciliação, o avanço significativo no número de sessões de júri realizadas no estado. A declaração foi feita nesta segunda-feira (3) no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.
“Já realizamos 1.467 sessões de júri apenas em 2025, representando um aumento de 1.000% em comparação a 2022, quando foram feitas apenas 103”, afirmou a presidente.
Cynthia ressaltou que o resultado é fruto de um esforço coletivo entre magistrados, servidores, Ministério Público, Secretaria de Segurança Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Defensoria Pública, além do apoio da Secretaria de Primeiro Grau, do TJ-BA.
“Esse esforço concentrado é uma entrega de justiça na sua forma mais pura. É resultado da atuação integrada e comprometida de todas as instituições envolvidas”, destacou a desembargadora.
Ela também lembrou que a meta inicial para este ano era de mil júris, já superada, e que o trabalho integra o Programa Bahia pela Paz, iniciativa do governo estadual que busca reduzir a violência e garantir maior celeridade no julgamento de crimes dolosos contra a vida.
